
Na última quarta-feira (1º), quatro pessoas foram presas em flagrante em Barbalha, suspeitas de furto de energia elétrica. A ação foi conduzida pela Secretaria da Segurança Pública, em conjunto com a Enel Ceará, durante inspeções realizadas no bairro Centro, onde foram encontradas ligações clandestinas.
Segundo a Enel, os responsáveis pelos imóveis foram levados para a Delegacia Metropolitana de Barbalha, onde foram registrados os Autos de Prisão em Flagrante (APFs). As equipes da distribuidora seguem atuando na cidade para corrigir as irregularidades.
O chamado “gato de energia” é crime previsto no Código Penal, com pena que pode variar de um a oito anos de prisão. Além de ser ilegal, a prática compromete a qualidade do fornecimento e representa um risco grave de acidentes para quem manipula a rede elétrica de forma irregular e para os moradores da região.
De acordo com dados da Enel, somente entre janeiro e abril de 2025, foram detectados mais de 11 mil casos de furto de energia no Ceará, resultado de 46.550 fiscalizações técnicas. Nesse mesmo período, mais de 200 operações especiais foram realizadas, resultando em 114 prisões em flagrante no Estado.