As fortes chuvas que caem sobre a capital cearense causam transtornos na manhã desta segunda-feira (26/02). No bairro Conjunto Ceará, uma idosa de 67 anos morreu após ser atingida com a queda de um muro. O fato lamentável ocorreu na Alanis Maria e foi confirmado pela Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Social (SDHDS).
Segundo o titular da pasta, Francisco Ibiapina, a estrutura fazia parte do Centro de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) do bairro em questão. O secretário afirmou, ainda, que os primeiros levantamentos apontam para uma sobrecarga das árvores do entorno, o que teria gerado a queda da estrutura.
Na oportunidade, Ibiapina garantiu que as equipes da Prefeitura irão prestar todo o apoio necessário à família da vítima. “Infelizmente uma senhora faleceu. Estamos aqui para afirmar que toda a assistência será prestada à família da vítima. Tudo indica que as chuvas dessa noite geraram uma sobrecarga nas árvores que, consequentemente, ocasionaram uma pressão no muro do CCDH. Foi uma fatalidade. Desde o ano passado, a Prefeitura vem fazendo obras de recuperação e reforma nesse equipamento. Lamentamos a situação”.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Isolamento da área
Em nota, a Prefeitura de Fortaleza afirmou que está em constante contato com a família da vítima para acompanhar o caso e prestar toda a assistência necessária. O documento também comunica que a área onde foi registrada o acidente já foi isolada pela Defesa Civil para que fossem realizados os devidos reparos.
“A Prefeitura de Fortaleza lamenta a morte de uma mulher de 67 anos, nesta segunda-feira (26/02), devido ao desabamento do muro do Centro de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) do Conjunto Ceará. Atualmente, o equipamento passa por reforma realizada pela Secretaria de Gestão Regional, com serviços de manutenção no prédio e recuperação das caixas d´água”.
Desabamento
De acordo com informações da Defesa Civil, a chuva de quase 70 milímetros que caiu em Fortaleza nas últimas 24h gerou o acionamento para ocorrências preocupantes.. Dentro das solicitações, a que mais gerou estado de alerta dá conta de um desabamento parcial de uma residência no bairro Jacarecanga.
Apesar do impacto da ocorrência, a Defesa Civil esclareceu que o desabamento parcial não deixou feridos. As equipes trabalham, agora, para a resolução de uma demanda semelhante, já que foi detectado o risco de desabamento de uma outra residência no bairro Benfica.
Outros impactos
Além dos relatos de queda de energia elétrica em bairros como São João do Tauape, Cocó e Luciano Cavalcante, a chuva com trovões e relâmpagos também afetou a movimentação no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Segundo a administração, o planejamento de 12 voos teve de ser alterado devido às condições climáticas.
Na madrugada desta segunda-feira (26/02), quatro voos tiveram de ser cancelados. Outros oito tiveram de ser desviados, dentre eles estavam operações aéreas com destino às capitais nordestinas de Natal e São Luís.