O Brasil venceu e convenceu. Mostrou jogo coletivo na estreia da Copa do Mundo de 2022. Uma equipe que levou alegria da concentração ao vestiário e ao campo de jogo.
Contra a Sérvia prevaleceu o jogo coletivo, com um ataque cuja proposta é empurrar o adversário para o campo de defesa mandar a bola na rede. Abrindo espaços para a penetração na área de jogadores de velocidade, como Vinícius Júnior e Rafinha. Na primeira partida contra a Sérvia, Neymar jogou para o time. Chamou a marcação para cima dele e conseguiu abrir espaço para os companheiros de time.
Após a partida contra a Sérvia, a confirmação de que Danilo e Neymar, uma possível estrela na Copa de 2022, foram confirmados que estão contundidos e só devem voltar ao time nas quartas de final.
Danilo e Neymar se contundiram no tornozelo. O primeiro aguentou jogar os 90 minutos, o segundo foi substituído ao longo do jogo. Deu lugar a Rodrygo e o Brasil não mudou o estilo de jogo.
No segundo dia de treinamento, Tite ainda não deu pistas de como vai mandar a campo o time para enfrentar a Suíça, na próxima segunda (28), mas deve existem boas opções para a função, sem perder o estilo que a Seleção Brasileira apresentou na estreia, continuando com uma formação ofensiva e deixando a defesa consistente.
As opções para o lugar de Danilo: Daniel Alves, especialista da posição. O Brasil ainda pode ganhar qualidade na bola parada, principalmente em cobranças de falta com força e jeito. A outra seria Eder Militão, zagueiro de origem, mas que já jogou bem nesta posição, inclusive pelo Brasil sob o comando de Tite.
Para o lugar de Neymar não faltam boas opções: Rodrygo, que entrou no segundo tempo e manteve o estilo de jogo. Outras opções ofensivas seria Antony, mais avançado, ou Éverton Ribeiro, para ajudar a criação no meio campo. Se Tite quiser um esquema mais defensivo contra a Suíça, as opções seriam Fred para ajudar na marcação. Com a palavra, o treinador.
Grupo G
Brasil e Suíça vão decidir quem deve passar em primeiro no Grupo. A Suíça é conhecida por um esquema defensivo. Um ferrolho conhecido que deu trabalho ao Brasil em 2018 e conseguiu arrancar um empate na estreia da Copa da Rússia.
A Suíça vai querer surpreender o Brasil e se conseguir sair na frente promete dar trabalho. Mas se o Brasil mantiver o ritmo do segundo tempo contra a Sérvia é o favorito.
No outro jogo, Sérvia e Camarões vão fazer o jogo dos desesperados. Se ainda quiserem chance de classificação precisam vencer o jogo e torcer por um empate entre Brasil e Suíça.
Grupo E
A Espanha confirmou o favoritismo vencendo a Costa Rica por 7 a 0 e o Japão surpreendeu a Alemanha. Na segunda rodada, Japão e Espanha podem garantir a classificação antecipada em caso de vitória de ambos.
A missão do Japão parece mais fácil, já que enfrenta a Costa Rica, enquanto a Espanha enfrenta a Alemanha, em um jogo que promete sair faísca.
Espanha e Alemanha, clássico europeu de tradição. Confronto batido em Copa do Mundo. Ambas voltam a se enfrentar em uma fase de grupos depois de 28 anos. Se enfrentaram em 1994 e empataram em 1 a 1. O empate no próximo domingo (27), às 16 horas, de Brasília, beneficia mais a Espanha. A Alemanha precisa sair para o jogo e não é galinha morta apesar do tropeço contra o Japão.
Grupo F
A Bélgica conseguiu uma importante vantagem, com uma vitória mínima diante do surpreendente Canadá. A Tunísia é a próxima adversária.
O Canadá vai para a segunda partida diante da Croácia precisando vencer para manter vivas as chances de classificação. E a atual vice-campeã do Mundo precisa mostrar um melhor futebol.
Grupo H
Portugal chega na segunda rodada com vantagem. Se vencer o Uruguai na segunda rodada, já garanta a classificação para as oitavas de final, mantendo vivo o sonho de título de Cristiano Ronaldo.
A Celeste Olímpica foi surpreendida na primeira fase pela Coreia do Sul, que também está na briga por uma vaga e vai decidir a sua vida contra Gana, que por sua vez precisa vencer.