PUBLICIDADE

Quixeramobim e Potiretama detêm os menores índices de vulnerabilidade social entre jovens

O Índice de Vulnerabilidade Social da Juventude (IVSJ), novo estudo publicado pela Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), mostra que há uma queda da vulnerabilidade social na faixa etária de 15 a 29 anos em todo o território cearense. A maioria dos municípios apresenta valores muito baixos, baixos e alguns poucos valores intermediários. Não há municípios com valores elevados ou muito elevados, cuja incidência corresponde a um estado crítico da vulnerabilidade.

Dos 184 municípios do Ceará, dois (Quixeramobim e Potiretama) apresentam IVSJ muito baixo (quanto menor o valor do índice, que vai de zero a 1, melhor, e quanto mais próximo de 1, pior). Um total de 135 municípios está com baixo nível de vulnerabilidade, enquanto 47 estão no nível intermediário.  Nenhum está situado nas duas outras faixas: alto ou muito alto.

Os dez municípios melhores ranqueados no IVSJ são: Quixeramobim; Potiretama; Aratuba; Pereiro; Palmácia; Tabuleiro do Norte; Cruz; Jaguaruana; Croatá e Russas. Já os que tem índice mais elevados são: Potengi; Paramoti; Itatira; Alto Santo; Itaiçaba; Forquilha; São João do Jaguaribe; Araripe; Hidrolândia e Penaforte.

O estudo, que tem como autor o analista de Políticas Públicas Victor Hugo de Oliveira Silva, foi lançado na primeira edição do “Ipece em Destaque”, que passa a ser realizado mensalmente pelo Instituto e que tem por objetivo apresentar um trabalho, selecionado dentre muitos, realizado pelo Ipece.

O IVSJ é um índice multidimensional que contempla as dimensões principais de Saúde, Educação, Trabalho e Violência. Para Alfredo Pessoa, diretor Geral do Ipece, “o índice sintetiza as principais dimensões sociais que estão diretamente associadas ao bem-estar dos jovens. E vai auxiliar os municípios cearenses e o Governo do Ceará na formatação de políticas públicas para a juventude”.

ANÁLISE

Victor Hugo explica que há uma redução do número de municípios nas categorias de índice alto e moderado, e um aumento do número de municípios nas categorias de valores baixos e muito baixos do índice. Isso significa que a vulnerabilidade social que atinge os jovens no Ceará é cada vez menor.

Victor Hugo ressalta que, em 2013, todas as regiões do estado possuíam ao menos um aglomerado de municípios com valores moderados do IVSJ. Em 2019, esses aglomerados se tornaravam menos presentes e se concentravam em laguns municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, Maciço de Baturité, Sertão de Crateús, Sertão de Canindé, Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Cariri.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir