Um tratamento de extrema precisão que durou menos de 40 minutos foi realizado com maestria pelo Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO), instalado na capital cearense. Trata-se de uma radiocirurgia feita em dose única em paciente com tumor que iniciou na mama e se metastizou para o cérebro.
Segundo o médico do CRIO, o radioterapeuta, dr. Igor Veras, o procedimento se chama radiocirurgia por ser realizado em dose única e ter resultados semelhantes ao de uma cirurgia. É considerada outra forma de tratamento com aplicação bem focalizada da radiação. Nesse caso, o tecido normal, que fica em volta do tumor, recebe pouca ou nenhuma radiação.
Essa técnica é vista também, como uma modalidade não invasiva que usa feixes de radiação em dose única, pontual e sem necessidade de corte, nem internação. Detalhe: o paciente pode voltar para as suas atividades cotidianas no mesmo dia. O acompanhamento posterior é realizado com consultas e exames de controle.
Além de ter contado com o auxílio do Versa HD, um equipamento com a mais alta tecnologia, a radiocirurgia foi realizada por uma equipe multiprofissional e capacitada do procurado e reconhecido Centro Regional Integrado de Oncologia.