PUBLICIDADE

Raio X da última rodada da Copa de 2022

Vai começar a terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo; mais surpresas, zebras e favoritismo: tudo junto e misturado

Foto: Divulgação / FIFA

 

A Copa do Mundo passou da sua primeira metade e a fase de grupos está se encaminhando para uma definição, ou não, na maioria dos grupos. A zebra passeou na primeira fase, surpreendeu as campeãs do Mundo, Argentina e Alemanha e aprontou para cima da Bélgica.

Quem começou enchendo os olhos, como a Inglaterra por exemplo, ainda não está 100% garantida e decepcionou na segunda partida. Quem surpreendeu parece que sentiu o peso de uma Copa: como a Arábia Saudita. Mas o fato é que ninguém pode se dar ao luxo de somente cumprir tabela na terceira rodada que pode ser considerada um mata-mata para muita gente antes das oitavas de final sem prorrogação e pênaltis.

Grupo A

Holanda e Equador dependem apenas de um empate Foto: Divulgação / FIFA

 

 

 

 

Na última rodada, os confrontos acontecem na terça-feira (29), às 12h, horário de Brasília. Neste grupo, o anfitrião Catar está eliminado com duas derrotas consecutivas. Os donos da casa se despedem da Copa enfrentando a Holanda, que pode ser a primeira do grupo em caso de vitória.

O Catar pode entrar para a história como sendo o pior anfitrião, em termos de futebol. E pode até terminar a Copa em 32º lugar. Já a Holanda precisa vencer ou até mesmo com o empate garante a vaga nas oitavas.  Para ser primeira do Grupo ela deve torcer por um empate na outra partida, entre Equador e Senegal.

A Holanda ainda pode ser a primeira do Grupo mesmo com vitória do Equador, desde que faça saldo maior que o adversário sul-americano.

Equador e Senegal vai ser o primeiro mata-mata da Copa, com o Equador jogando pelo empate. O confronto também acontece nesta terça (29), ao meio dia. Vencendo, Senegal chega a seis pontos e pode ser até primeiro grupo caso o Catar derrote a Holanda.

Em condições futebolísticas normais, a Holanda tende ser a primeira do Grupo. A disputa entre Equador e Senagal promete ser intensa, mesmo jogando pelo empate não parece ser recomendável ao Equador fazer um jogo defensivo. Ligeira vantagem aos sul-americanos, mas a vitória de Senegal está longe de ser surpresa.

Grupo B

Divulgação / FIFA

 

 

 

 

 

 

 

De favorita na primeira rodada à decepção após empatar sem gols com os Estados Unidos, a Inglaterra pode se classificar apenas com um empate na partida contra o País de Gales. Já, País de Gales precisa golear a Inglaterra para ter chances de classificação.

Os jogos do Grupo B também acontecem nesta terça-feira (29), às 16 horas, horário de Brasília.

No outro jogo da rodada entre Irã e Estados Unidos, uma final. Dois países que no campo geopolítico têm as suas intensas diferenças, no futebol vão medir forças mais uma vez. E a vantagem é do Irã, que pode passar com um empate, em caso de vitória da Inglaterra contra Gales ou mesmo de empate entre ambos. Os Estados Unidos precisam da vitória para garantir a classificação.

Mesmo tendo caído de produção da primeira para a segunda rodada, a Inglaterra é a favorita a terminar em primeiro. Pela camisa e pela tradição, talvez os Estados Unidos consigam superar os iranianos, mas estes estão empolgados com a vitória na última rodada frente ao País de Gales e não devem dar moleza aos norte-americanos.

Inglaterra deve terminar em primeiro. No segundo jogo, apesar do favoritismo norte-americano, o Irã pode surpreender.

Grupo C

Foto: Rodrigo Jiménez / Agência EFE

 

 

 

 

 

 

 

 

A última rodada do Grupo C acontece na quarta-feira (30), às 16 horas de Brasília. É o grupo mais embolado, no qual podem se classificar quaisquer das quatro seleções. Os jogos, Polônia e Argentina e Arábia Saudita e México.

A Polônia tem a vantagem de jogar pelo empate e se classificar, mas pode não ser, necessariamente, a primeira do Grupo. É a atual líder, com quatro pontos, seguida de Argentina e Arábia Saudita com três e do México, só com um ponto.

Vencendo, a Argentina chega a seis pontos. Caso não haja vencedor entre Arábia Saudita e México, os hermanos terminam em primeiro e a Polônia também se classifica. A Arábia Saudita também precisa vencer.

Quem está em situação mais delicada no Grupo é o México, que não deixava se de classificar a uma fase de oitavas de final desde 1994. Este só tem chance de passar em segundo, mas precisa fazer diferença superior a dois gols frente a Arábia Saudita e torcer para a Argentina ganhar da Polônia.

O tropeço da Argentina no começo embolou o Grupo, mas está difícil de acreditar que nossos principais rivais sul-americanos fiquem fora da próxima fase ainda que passem em segundo.

Grupo D

Foto: AFP.com

 

 

 

 

 

 

 

 

A França já está garantida nas oitavas de final, esperado o adversário do Grupo C. Pode haver outro confronto entre Argentina e França nas oitavas de final, assim como aconteceu em 2018.

É difícil imaginar que a França não seja a primeira do Grupo, já que enfrenta a praticamente eliminada Tunísia, na quarta-feira (30), às 12 horas, de Brasília. A França que viveu a esperança de poder contar com Benzema para a fase final da Copa, mas o atacante do Real Madrid não está mais com o elenco francês apesar de não ter sido cortado oficialmente pelo técnico Didier Deschamps. Ele está fazendo um trabalho intensivo para a recuperação da lesão na coxa, mas já com o departamento médico do clube.

Austrália e Dinamarca fazem o outro jogo, no mesmo dia e horário, com os australianos precisando apenas de um empate para passar as quartas de final. Vencendo a Dinamarca se classifica. A camisa dinamarquesa pode ter mais peso que a australiana, mas será que o futebol que a Dinamarca está apresentando convence?

Para ainda sonhar com classificação, a Tunísia precisa vencer a França e torcer para que não haja vencedor entre Austrália e Dinamarca.

Grupo E

Apesar da Alemanha ser a lanterna deste Grupo, esta não está descartada da Copa, apesar de viver mais uma situação delicada e poder ser eliminada ainda na fase de grupos pela segunda vez consecutiva.

A derrota para o Japão na primeira rodada custou caro. A Alemanha está respirando e precisa vencer a Costa Rica para manter vivas as chances de classificação. Entretanto, o Japão não pode vencer a Espanha.

A Espanha, líder do Grupo, se classifica apenas com um empate. Caso haja empate entre Costa Rica e Alemanha, o Japão vai agradecer.

Para se classificar, independente de qualquer outro resultado o Japão precisa vencer a Espanha. O Grupo E é o mais equilibrado. As partidas decisivas deste grupo acontecem na quinta-feira (1), às 16 horas, de Brasília.

Grupo F

Caíram no Grupo F as atuais terceira colocada e vice-campeã Mundial em 2018, respectivamente Bélgica e Croácia. De longe ambas pareciam favoritas diante “dos fracos” Marrocos e Candá.

O Canadá não tem mais chance e apenas cumpre tabela diante de Marrocos. Porém, para os marroquinos vale muito a classificação para a próxima fase. Eles garantem um lugar nas oitavas de final caso vençam o Canadá, que não almeja mais nada na Copa. E ainda podem passar em primeiro no Grupo.

No outro jogo entre as supostas favoritas Croácia e Bélgica, a primeira se classifica apenas com um empate. Já os belgas precisam vencer e torcer por um tropeço de Marrocos.

A rodada decisiva do Grupo F acontece na quinta-feira (1), às 12 horas, horário de Brasília.

Grupo G

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Brasil precisa apenas de um empate contra Camarões para ser o primeiro do grupo. Difícil imaginar um tropeço contra os africanos. Fácil até imaginar que Tite deva fazer algumas alterações para testar opções para uma eventual quarta de final.

Camarões ainda pode sonhar com classificação, mas precisa vencer o Brasil, torcer para que Suíça e Sérvia empatem e superar o saldo de gols da Suíça.

O jogo entre Suíça e Sérvia é o mais importante do Grupo. A Suíça se classifica com um empate, admitindo que o Brasil vença Camarões, resultado que interessa também aos sérvios.  Porém, para se classificar, a Sérvia precisa vencer a Suíça por diferença igual ou superior a dois gols.

Os jogos do Grupo G fecham a fase de grupos da Copa do Mundo. Acontecem na sexta-feira (2), às 16 horas, de Brasília.

Grupo H

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A situação de Portugal é parecida com a do Brasil. Já classificado para as oitavas, o time de Cristiano Ronaldo precisa apenas de um empate contra a Coréia do Sul para ser o primeiro do Grupo.

A outra partida é entre Gana e Uruguai com os africanos tendo a vantagem do empate para chegar às oitavas. Caso o Uruguai vença, precisa torcer para que Portugal derrote a Coréia.

Gana e Uruguai estarão frente a frente novamente depois do histórico confronto na Copa de 2010, quando Luiz Suarez trocou a expulsão nas quartas de final por um pênalti, na sequência desperdiçado por Gana na prorrogação. Os uruguaios levaram a melhor nos pênaltis.

No Grupo H, as partidas acontecem na sexta-feira (2), às 12 horas, de Brasília.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir