PUBLICIDADE

Reajuste da energia no Ceará está previsto para abril

A conta de luz dos consumidores cearenses deve registrar um aumento em abril. Em reunião marcada para o dia 15 deste mês, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá definir o índice de reajuste anual das tarifas da Enel Distribuição Ceará.

O novo valor entrará em vigor no dia 22 de abril, afetando aproximadamente 3,8 milhões de clientes no estado. O reajuste será diferente para cada categoria de consumidor, com percentuais específicos para residenciais, rurais e industriais.

Segundo o histórico de reajustes dos últimos cinco anos, o percentual mais alto foi registrado em 2022, totalizando 24,85%. Em seguida, os maiores reajustes foram nos anos de 2021 (8,95%), 2020 (3,9%) e 2023 (3,06%). No ano de 2024 o reajuste foi de -2,8%.

Aumento da energia no Ceará está previsto para abril
Foto: Reprodução

O cálculo do reajuste tarifário é feito pela Aneel com base em uma série de fatores. Um deles são os custos não gerenciáveis, que incluem os gastos com a compra de energia, encargos setoriais e transmissão, sendo integralmente repassados aos consumidores.

Por outro lado, os custos gerenciáveis se referem aos gastos com a operação e manutenção da distribuidora. Estes são ajustados periodicamente para garantir a eficiência. Já o Índice de Reajuste Tarifário (IRT) leva em consideração os dois custos citados anteriormente, além dos indicadores econômicos, como o IGP-M e o IPCA, que refletem a inflação e a variação de preços no mercado.

O cenário econômico atual, especialmente em relação aos custos de geração de energia e encargos setoriais, terá influência no valor final do reajuste tarifário. Esse é o previsto pelas expectativas do mercado.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir