PUBLICIDADE

Receita Federal apreende produtos irregulares e falsificados em Fortaleza

Nesta quarta-feira (23/10), agentes da Receita Federal realizaram uma apreensão de produtos sem a certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Também foram apreendidos itens eletrônicos falsificados, copos, capas de celular e brinquedos em quatro estabelecimentos comerciais no Centro de Fortaleza. A operação, denominada “Pronta Resposta”, tem como objetivo principal combater o contrabando e o descaminho no estado do Ceará.

De acordo com informações do órgão, os estabelecimentos foram alvos de uma investigação fiscal, que identificou que as mercadorias de origem internacional não contavam com a certificação obrigatória da Anatel. Além disso, escritórios de advocacia que representam marcas presentes no Brasil comunicaram que os itens à venda não eram produtos originais. Durante a ação, também foram encontrados produtos sem notas fiscais e sem a devida comprovação de importação regular.

Receita Federal apreende produtos irregulares e falsificados em Fortaleza
Foto: Divulgação/Receita Federal

A legislação prevê que o crime de descaminho pode resultar em pena de prisão de um a quatro anos, além de multa. Já a contrafação, que se refere à falsificação de mercadorias, pode levar à reclusão de dois a cinco anos, com acréscimo de multa.

A operação contou com a participação de 20 servidores da Receita Federal, oito policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Ceará. Também participaram quatro servidores da Anatel.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir