“Abrem-se as cortinas, começa o espetáculo”. Um dos maiores narradores esportivos que já atuou no Brasil, Fiori Giglioti utilizava esta frase no início de suas transmissões de partidas de futebol no rádio. Essas cortinas, mencionadas por Giglioti, também serão abertas na rádio ANC. Após um longo projeto de estruturação, a emissora irá lançar de forma oficial a sua equipe de transmissão esportiva. Mantendo o compromisso com o seu principal ideal, o grupo de comunicação terá como foco os jogos dos times cearenses.
A abertura oficial ocorre nesta segunda-feira (30/08), às 21h. A estreia da equipe, que é liderada pelos jornalistas Felipe Klisma, Janaína Sousa e Robson Nogueira, será na partida entre Fortaleza e Cuiabá, válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da 1ª divisão. Assim como ocorre com o programa “A Notícia do Ceará“, os jogos estarão disponíveis para que as mais de 50 emissoras integradas à rede ANC possam realizar a retransmissão do conteúdo.
De acordo com o diretor geral da rede, César Tavares, esta é mais uma forma de colaborar com as componentes da maior rede de rádio do Estado. “Buscamos, primeiramente, estruturação técnica e também de material humano. Antes de tirarmos o projeto do papel, trabalhamos nos bastidores para que a iniciativa fosse entregue às emissoras da rede com alto nível de profissionalismo. Tenho certeza que o entretenimento, através das transmissões esportivas, irá contribuir com um conteúdo de qualidade às rádios parceiras, assim como acontece com a retransmissão do programa jornalístico aos sábados”, enfatizou.
O jornalista Robson Nogueira, que atua como narrador esportivo desde 2017, justifica o motivo de considerar que este novo projeto representa um marco na maior rede de rádio do Estado. “Fico feliz e grato à rede ANC pela confiança, espaço e pela oportunidade. É um momento muito oportuno. O futebol cearense vem crescendo a cada dia dentro do cenário nacional. É um esporte que gera grandes histórias e mexe com o emocional das pessoas. Para mim, será uma grande honra poder relatar essas histórias e me emocionar junto com cada torcedor e ouvinte que estiver nos acompanhando”, pontuou.
Segundo Felipe Klisma, coordenador da rede ANC, o engajamento no projeto é a realização de um sonho pessoal, já que a sua principal motivação para escolher a profissão foi por desejar atuar na área esportiva. “Embora seja área que eu menos atue no jornalismo, continua sendo a que mais me encanta. Foi o que me levou à profissão. Fico feliz por este passo dado pela ANC e por todos terem abraçado a ideia. Futebol está no gosto, na cultura e no dia a dia do povo cearense”.
Responsável pela parte das reportagens e do plantão esportivo, a jornalista Janaína Sousa também ingressou no ramo da comunicação pelo sonho de atuar no jornalismo esportivo. Assim como o que ocorre com o coordenador da rede, a oportunidade também simboliza a realização de um sonho pessoal para a repórter. “Será uma oportunidade incrível e eu me sinto muito motivada com o engajamento dos parceiros da rede. Também quero parabenizar à direção da ANC por proporcionar a participação feminina. É gratificante ver grupos de comunicação abrindo o devido espaço para mulheres atuarem nas coberturas esportivas”, afirmou.
Conexão
É válido reforçar que o jogo entre Fortaleza e Cuiabá, que será transmitido pela rede ANC, acontecerá às 21:30h. No entanto, às 21h a equipe já estará no ar com as análises do pré-jogo. As rádios que irão retransmitir, bem como os ouvintes que irão acompanhar, devem se conectar através do link da rádio ANC. A transmissão também será veiculada no Facebook, Instagram e YouTube do “A Notícia do Ceará“.