Com mais de 25 anos de experiência em educação e seis instituições de ensino localizadas em cinco cidades do Brasil, a Rede Multiversa de Ensino Superior comandada pelo médico e educador Ryon Braga tem como objeto de atenção, o pensamento sobre o processo de construção do conhecimento atenta à dimensão e ao cenário social em que os estudantes estão inseridos.
Depois de um período de interlocução e entendimento com a Faculdade Lourenço Filho, a instituição se instalou na capital cearense, em janeiro de 2023, como Faculdade Multiversa Fortaleza, somando-se em seguida, como parceira da Faculdade Rodolfo Teófilo que, por sua vez, tem como mantenedora o Grupo ICC, conhecido como Instituto do Câncer do Ceará.
A Rede Multiversa de Ensino Superior que se inseriu dentro deste cenário carregando consigo a história de grandes entidades citadas aqui, chega trazendo um modelo de ensino inovador, pautado em uma aprendizagem baseada em projetos, como também, dois valiosos programas iniciados neste ano de 2024: o “Bolsa Estágio” e o “Meu Primeiro Emprego”.
Programa “Bolsa Estágio”
Foi aberto um edital que selecionou 20 estudantes em situação de vulnerabilidade social e, que, em março deste ano, deram início às suas atividades. Os selecionados iniciaram seus cursos de nível superior, tendo 100% deles pagos, além de um valor em dinheiro e cerca de meio salário mínimo. Os alunos também se disponiblizaram a ficar 4 horas na instituição, realizando atividades alinhadas aos cursos.
É possível observar hoje, nos corredores, bem como nos diversos departamentos que compõem a Faculdade, o frenesi do movimento dos bolsistas, cheios de vida e espanto diante da nova estrada que percorrem. Um movimento que denuncia o ato de ensino de aprendizagem, que se faz em cada interlocução que acontece diariamente, quer seja entre seus pares, o corpo docente e funcional da instituição.
Programa “Meu Primeiro Emprego”
Destinado a estudantes do 2º e 3º anos da rede de ensino médio do Estado do Ceará, o “Meu Primeiro Emprego” oferece um curso profissionalizante, voltado especificamente aos processos administrativos, elaborado para que os alunos desenvolvam habilidades essenciais em sintonia com as demandas do mercado, envolvendo-os em projetos profissionais reais.
O referido projeto se estenderá em um período de um ano e custará a cada aluno o valor de R$ 260,00 por mês. No entanto, esse pagamento só será efetivado quando o estudante estiver trabalhando. E esse trabalho é, também, uma articulação da faculdade com um banco de vagas. É importante frisar, que se o aluno não conseguir trabalho, mesmo em um ano depois de ter concluído o curso, a instituição não cobrará nenhum valor dele. Parece irreal tal programa, mas ele existe e já está em andamento.
Um olhar sobre a Rede Multiversa
Sempre atenta à dimensão social e afetiva em que os estudantes estão mergulhados, em um esforço hercúleo e, ao mesmo tempo, amoroso do fazer educativo, essa é a Rede Multiversa de Ensino Superior. Todo esse cenário é regido pela sensibilidade e competência da diretora Darcielle Elias. “Eu, de minha parte, talhada pelo caminho dos afetos como mola propulsora na estrada da educação, me sinto privilegiada por fazer parte dessa história que só está começando”, revela a coordenadora de Relacionamento da Faculdade Multiversa Fortaleza, Joana Angélica.
Rede Multiversa de Ensino Superior
Av. Imperador, 1360
Centro – Fortaleza (CE)