O registro de marcas é considerado essencial para empresários que iniciam negócios, garantindo o uso exclusivo de nomes, logotipos e slogans, além de garantir investimentos em branding. De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o país registrou 402.460 pedidos de marca em 2023, um aumento de 143% em relação a 2013, quando foram contabilizados cerca de 165 mil registros.
“O quanto antes o empresário buscar esse serviço do registro de marca, melhor, pois esse registro assegura os investimentos feitos em marketing e estrutura da própria marca. Embora os dados mostrem essa crescente nas solicitações dos pedidos, o cenário ainda é de desconhecimento sobre o tema, o que possibilita a desinformação de muitos empresários”, comenta o co-fundador da Green Safe, Pedro Freitas.
Segundo especialistas, o crescimento no número de registros está ligado à digitalização dos serviços do INPI, à adesão ao Protocolo de Madri, que permite proteção em mais de 120 países, à profissionalização dos pequenos negócios e ao aumento do e-commerce e marketing digital. Ações de conscientização realizadas pelo Sebrae e escritórios especializados também contribuem para a disseminação da informação.

Vinícius Silva, advogado especialista em direito empresarial e propriedade intelectual, destaca que as mudanças no registro em 2025 facilitaram o processo e aumentaram a previsibilidade para os empresários. Entre elas estão a unificação das taxas e a modernização do sistema.
O profissional reforça ainda que empresas que não registram suas marcas correm riscos, já que a prioridade no Brasil é de quem registra primeiro. “Isso pode gerar troca de nome, perda de identidade, prejuízos financeiros e até disputas judiciais. Além disso, marcas sem registro enfrentam uma maior dificuldade para crescer e firmar parcerias”, explica.
Ceará
No Ceará, o empreendedorismo segue em crescimento. Dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) mostram que entre junho de 2024 e junho de 2025 foram abertas 166.942 novas empresas.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


