PUBLICIDADE

Requalificação do Canal do Rio Granjeiro, em Crato, deve ser concluída até setembro de 2026

Foto: Casa civil

O projeto de requalificação do Canal do Rio Granjeiro, em Crato, segue em andamento e tem previsão de conclusão para setembro de 2026. Segundo José Muniz, gerente operacional da Superintendência de Obras Públicas (SOP) no Cariri, a intervenção busca solucionar de forma definitiva os problemas de enxurradas e inundações que atingem a cidade há anos.

A obra está reconstruindo todo o canal em estrutura de concreto, com formato retangular e dimensões adaptadas a cada trecho. Atualmente, mais de 100 trabalhadores atuam em duas frentes simultâneas: uma próxima ao Mercado Walter Peixoto e outra nas imediações da Ponte de Bia. Nesta última, será construída uma bacia de amortecimento para reduzir a força das águas que descem da serra antes de chegar ao canal.

Com as melhorias, o canal terá sua capacidade de vazão triplicada, podendo suportar até 270 metros cúbicos de água por segundo. Além da reestruturação hidráulica, o projeto prevê uma ampla urbanização ao longo da Avenida José Alves de Figueiredo, em seus 2,66 km de extensão. Estão previstas calçadas com piso intertravado, guarda-corpos, rampas de acessibilidade e melhorias que também contemplam a Rua Manoel Almino. O projeto urbanístico está em fase final e deve ser apresentado em breve com o auxílio de uma maquete digital.

O investimento total nas duas primeiras etapas é de R$ 104 milhões. Uma terceira fase, orçada em R$ 31 milhões, já está sendo planejada e deve ser licitada em breve, ampliando a obra até a Avenida Thomaz Osterne.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir