O presidente da Câmara de Vereadores de Pacajus, a 55km de Fortaleza, Tó da Guimar (Dem), vai assumir a Prefeitura Municipal. O fato é uma consequência da decisão do Tribunal de Justiça do Ceará, que acatou o pedido da Câmara para suspender a liminar que autorizava o retorno de Bruno Figueiredo ao cargo.
Em outubro, Bruno Figueiredo e seu vice-prefeito, Fagui da Zona Rural, foram oficialmente reintegrados aos seus postos. A justificativa para a reintegração foi um erro substancial encontrado na ata da sessão de cassação. Segundo a decisão judicial, a confecção da ata continha equívocos graves que comprometiam a integridade do processo.
No desenrolar do caso, a Justiça entendeu que o principal ponto de contestação da Câmara foi que a decisão de afastar o prefeito não resultou imediatamente na conclusão dos procedimentos.
Entenda
Em setembro deste ano, Figueiredo foi afastado da Prefeitura por ser acusado de praticar nepotismo. De acordo com informações dos bastidores, toda a ação para afastar Bruno Figueiredo já havia sido premeditada, visto que o gestor e o presidente da Câmara eram aliados em Pacajus.
A hipótese se justifica pelo principal voto que culminou na cassação, que partiu do vereador Reginaldo Firmino. O parlamentar, que já acumula três mandatos, já foi líder do Governo na Câmara Municipal na gestão de Bruno Figueiredo, mas havia se desligado do grupo de situação momentos antes da sessão que cassou o mandato do gestor.