Nesta quarta (03/08) foi realizada a cerimônia de abertura do FIEC Summit 2022 – Hidrogênio Verde. Na ocasião estavam presentes autoridades, empresários e especialistas técnicos de mais de vinte países para debater temas de sustentabilidade e transição energética de uma matriz poluente para uma estrutura 100% renovável.

Em seu discurso o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, enfatiza a atuação da entidade na produção do Hidrogênio Verde e na atração de investimentos para a área energética. “Aqui no Ceará, desenvolvemos um modelo de parceria que envolve simultaneamente a Fiec, o Governo do Estado, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, e a UFC, com foco na concretização de um Hub de Hidrogênio Verde em nosso Estado. Esse modelo tem servido de exemplo para todo o país”, declarou.
O evento foi marcado pela convergência das ideias entre as autoridades e pontos importantes foram levantados durante as discussões. Para a consultora internacional da Fiec, Mônica Saraiva Panik, o Hidrogênio Verde pode ajudar a resolver problemas regionais como a pobreza e a desigualdade social.
Marcando presença na cerimônia e compondo a mesa estavam o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; a Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela; o Prefeito de Fortaleza, José Sarto; o Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque; e o Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S.A), Danilo Serpa.