“A homenagem ganha ainda mais relevância, por trazer o nome de um personagem que é exemplo de determinação e comprometimento com as energias renováveis não apenas em nosso estado, mas no Brasil inteiro, que é o meu amigo Jurandir Picanço”, disse o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, em seu discurso proferido na manhã desta quarta-feira (20.09), no Proenergia Summit 2023 que se encerrou nesta quinta (21.09), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
O agraciado recebeu a comenda durante a solenidade de abertura do evento realizado pelo Sindienergia-CE, em parceria com Fiec e Sebrae Ceará. A cerimônia contou com as presenças do presidente do Sindienergia no Estado, Luís Carlos Queiroz, de autoridades, diretores de sindicatos, palestrantes renomados e, ainda, de profissionais da imprensa cearense.
“Saibam, amigos e amigas do setor de energia, que este troféu amplia ainda mais a minha responsabilidade para com a defesa da causa das energias renováveis, e o meu compromisso com a disseminação e consolidação de uma cultura de sustentabilidade entre nós” enalteceu o industrial cearense acrescentando: “eu acredito, que não há mais espaço para negligência. Os recados que a natureza tem dado, me alertam para a necessidade de seguir dando a minha contribuição pela construção de um mundo mais sustentável”.
Ao iniciar a sua fala, Ricardo lembrou que as mudanças climáticas são hoje um dos maiores desafios da humanidade. “Vencê-lo exige de todos e de cada um de nós, uma tomada de atitude coerente com o nosso propósito comum, de trabalhar pela redução sistemática das emissões de gases de efeito estufa”, pontuou.
“Isso passa necessariamente pela promoção de uma transição energética segura, consistente, justa e inclusiva. Tarefa esta que não pode ser delegada apenas ao governo, ou à iniciativa privada, ou ainda, às organizações sociais. Ela é responsabilidade do conjunto integral da sociedade” foi o que ressaltou ainda, o homenageado.
“Quando falamos em emissões de gases do efeito estufa, o nosso padrão difere significativamente da média global”, recorda também, Ricardo Cavalcante, informando: “enquanto quase metade das emissões brasileiras decorrem principalmente de mudanças no uso da terra, na média dos países que integram o G20, cerca de 70% das emissões estão relacionadas ao setor de energia”.
O Homenageado
Ele tem uma forte atuação nos setores de mineração de areia industrial, reflorestamento ambiental, energias renováveis e, também, no segmento imobiliário, há mais de três décadas. O homenageado do Proenergia Summit 2023, Ricardo Cavalcante, participa ativamente do movimento associativo empresarial.
O cearense foi eleito presidente da Fiec, por unanimidade, pelos Sindicatos filiados à Fiec, desde o mês de setembro de 2019. Já em outubro de 2020 chegou a ser eleito presidente da Associação Nordeste Forte, uma instituição que reúne as nove Federações das Indústrias da Região Nordeste. Já em maio deste ano chegou a ser eleito vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O industrial ocupou também, os cargos de presidente do Sindibrita; diretor e vice-presidente da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac); presidente da Câmara Setorial de Mineração do Estado do Ceará; diretor do Centro Industrial do Ceará (CIC), presidente do Sindiminerais; e ainda, de presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará.
Já em outubro de 2020 chegou a ser eleito presidente da Associação Nordeste Forte, uma instituição que reúne as nove Federações das Indústrias da Região Nordeste. Já em maio deste ano chegou a ser eleito vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O Troféu
Inspirado na obra “Comunidade de Energia”, do artista plástico Cadeh Juaçaba, o Troféu foi criado para prestigiar personalidades que contribuem continuamente para o desenvolvimento do setor de energia no Ceará e no Brasil. Essa é a finalidade da comenda que tem o nome do Consultor de Energia da Fiec, Jurandir Picanço, que marcou presença no evento.
O Proenergia Summit 2023
Com uma proposta focada em experiências e discussões diversas em torno do momento atual de descarbonização, o Proenergia chegou a sua 5ª edição reunindo grandes players, empresários e academia.
Além de contar com espaços voltados para negócios, o Summit deste ano colocou em evidência o que há de mais moderno no setor, abordando o hidrogênio verde, ESG, abertura de mercado, energia eólica offshore, geração distribuída, dentre outros temas.
O Proenergia Summit 2023 caminhou para consolidar-se, cada vez mais, como um dos maiores eventos do setor a nível nacional, prestes a conquistar o mercado mundial.
Palestrantes
Integraram a lista dos participantes do Proenergia Summit no Ceará, Adriano Burger, Bárbara Rubim, Camila Ramos, Carlos Alberto Mattar, Carlos Costa, César Pereira, Delfina Pontes, Deputado Danilo Forte, Gustavo Rodrigues Silva, Hewerton Martins, Hugo Nunes e Jonas Becker.