O presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Cavalcante, participou da 6ª Reunião da Diretoria da CNI. O encontro aconteceu em Brasília, nesta terça-feira (29/07), reunindo presidentes de federações estaduais e representantes do setor para discutir os principais desafios e oportunidades na indústria.
Entre os temas centrais, destacou-se a apresentação do cientista político Christopher Garman, diretor executivo da Eurasia Group nas Américas, que abordou os possíveis impactos das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A análise teve foco nas consequências para a competitividade da indústria nacional.
A reunião também abordou pautas estruturantes, como a campanha sobre o Custo Brasil, apresentada pelo diretor de Comunicação da CNI, André Curvello. Já o diretor jurídico Alexandre Vitorino expôs a atuação da Confederação como amicus curiae em ações que envolvem o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Indicadores voltados ao ambiente de negócios também foram discutidos, com a apresentação do presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona. Na ocasião, foram apresentados dados atualizados da Bússola de Investimentos e do Indicador de Ambiente de Negócios (IAN).
Nos conselhos temáticos, foram debatidas questões como tributação, sustentabilidade e apoio às micro e pequenas empresas. Armando Monteiro Neto, presidente do Conselho de Assuntos Tributários e Fiscais (Contrif), relatou os principais encaminhamentos da última reunião do colegiado.
Marcelo Thomé, do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas), compartilhou detalhes de uma missão técnica realizada em Bonn e Londres, além de comentar os avanços no projeto de lei sobre licenciamento ambiental. Já Roberto Serquiz Elias, presidente do Conselho da Micro e Pequena Empresa (Compem), destacou os desafios enfrentados por esses empreendimentos e as propostas em debate para aumentar sua competitividade.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.