Autor de reconhecidos trabalhos acadêmicos, literários e teatrais, o escritor Ricardo Guilherme foi escolhido como o mais novo imortal da Academia Cearense de Letras (ACL), em votação realizada na noite desta terça-feira (10.12). Foram 28 votos conquistados por Guilherme, contra quatro da escritora Graça Fonteles.
O também ator, diretor teatral, dramaturgo, poeta e compositor, Ricardo Guilherme, ocupará a Cadeira de nº 33, em cerimônia ainda em data a ser definida. Ele terá como patrono na ACL, o escritor Rodolfo Teófilo. A professora Noemi Elisa Aderaldo, especialista na obra do poeta português Fernando Pessoa foi a última acadêmica a ocupar a vaga.
Membro da cadeira de nº 29 na Academia Cearense de Teatro (ACT), instalada em março de 2024, Guilherme é confrade de outras academias a exemplo da Alane – Academia de Letras e Artes do Nordeste e da AFL – Academia Fortalezense de Letras e integrante do Quadro de Honra da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo.
Quem o conhece sabe que Ricardo Guilherme é, assim como os seus pares de academias, um ser que se dedica à literatura, às ciências e às artes. É, também, interessado na valorização da língua pátria, no aperfeiçoamento do uso do vernáculo correto, no incentivo à leitura, na publicação de obras literárias, nas rodas filosóficas onde a discussão saudável, o respeito à Educação como um todo deverão nortear os debates.