O goleiro Richard, um dos responsáveis pelos últimos dois títulos conquistados pelo Ceará, tem se notabilizado como um bom pegador de pênaltis. Segundo o levantamento feito pelo historiador e ex-árbitro de futebol, Mauro Bastos, o arqueiro Alvinegro, após defender um pênalti contra o Goiás, ultrapassou Adilson e se tornou o arqueiro do clube de Porangabussu que mais defendeu penalidades desde 2001.
Vestindo a camisa do Ceará, Richard já defendeu sete cobranças de pênalti, ao todo, sendo cinco em disputas por penalidades. As mais recentes foram exatamente nas finais da Copa do Nordeste, contra o Sport, em 2023, e diante do Fortaleza, pela final do Campeonato Cearense deste ano, nas quais se consagrou como herói, ao pegar duas cobranças em ambos os jogos.
Com isso, Richard superou o ex-goleiro e ídolo do Vovô, Adilson, conhecido como “Paredão”, que encerrou a carreira com seis pênaltis defendidos pelo clube (todos no tempo regulamentar do jogo e três foram contra o Fortaleza). O restante da lista é composto por Fernando Henrique, João Ricardo e Fernando Prass.
Confira os maiores pegadores de pênalti do Ceará no século:
Richard: 7 (cinco em disputas de pênaltis)
Adilson: 6 (todas durante o jogo)
Fernando Henrique: 5 (cinco em disputas de pênaltis)
João Ricardo: 4 (três em disputas de pênaltis)
Fernando Prass: 2 (uma em disputa de pênaltis)
ANC Esportes, a casa dos times cearenses