A Agenda de Desenvolvimento Territorial 2024-2034 será oficialmente lançada em Fortaleza. Este plano estratégico, idealizado pelo Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, do Sebrae Ceará, surge após mais de um ano de colaboração entre lideranças dos setores público, privado e sociedade civil, com o objetivo de impulsionar a transformação da Região Metropolitana nos próximos anos.
O evento de lançamento trará a apresentação da Agência de Desenvolvimento Regional Conexão Metropolitana. Com essa criação, a RMF se prepara para fortalecer sua governança integrada e sustentável, garantindo que os objetivos da agenda sejam alcançados.
A construção da agenda envolveu discussões e capacitações, com a participação de representantes de 13 municípios da RMF. Os municípios de Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru e São Gonçalo do Amarante se uniram para formar um plano de desenvolvimento que atenda às necessidades de toda a região.
Dessa forma, foi criada a Conexão Metropolitana, uma agência dedicada à implementação da agenda e à articulação entre os diversos setores da sociedade. Sua missão será garantir que as ações propostas sejam colocadas em prática.
Objetivos
A Agenda LIDER 2024-2034 apresenta uma proposta focada no desenvolvimento sustentável e equilibrado para toda a RMF. O modelo de crescimento sugerido prioriza quatro áreas:
- Fomento aos pequenos negócios, promovendo a geração de empregos e renda para a população local;
- Melhoria da qualidade de vida, com ações que atendam diretamente as necessidades da comunidade;
- Desenvolvimento equilibrado, garantindo que todos os municípios tenham acesso a oportunidades semelhantes;
- Atração de investimentos, posicionando a RMF como um polo inovador e dinâmico para negócios.
Serviço
Data: 29 de novembro de 2024
Horário: 18h
Local: Hotel Praia Centro – Fábrica de Negócios
Endereço: Av. Monsenhor Tabosa, 740, Fortaleza – CE
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.