Um robô autônomo chamado de Apollo, equipado com tecnologia LIDAR e Inteligência Artificial (IA) é o lançamento da Engecal, que promete transformar os paradigmas da construção civil. A inovação liderada pelos engenheiros civis e, também, investidores Emanuel Mota e Manoel Enéas, surge como uma solução integrada para inspeções e análises em campo.
Capaz de fazer inspeções de forma totalmente autônoma, capturando imagens e vídeos com análise em tempo real, o Apollo realiza medições com precisão milimétrica, criando mapas tridimensionais detalhados do ambiente. Importante lembrar, que os seus algoritmos avançados de IA identificam a presença de pessoas, verificam o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e detectam patologias em estruturas, gerando relatórios completos automaticamente.
“Estamos apenas arranhando a superfície do potencial desta tecnologia,” comenta o engenheiro civil Emanuel Mota. “Acreditamos que o Apollo será um divisor de águas na forma como concebemos e executamos projetos de engenharia,” complementou ainda, o profissional da construção civil do Ceará.
* O Apollo
O Apollo é um projeto que redefine os padrões de eficiência e precisão no setor. Que o diga a equipe especializada em desenvolvimento de software formada por Sandro Mesquita, Rodrigo Mesquita e o especialista em aplicações práticas Jorge Melo.
O diferencial do Apollo é que, além de revolucionar práticas de engenharia, também ficará disponível para locação em eventos corporativos, feiras e outras aplicações, sempre acompanhado de um operador especializado. O Apollo reflete o compromisso da Engecal em democratizar o acesso a tecnologias avançadas, beneficiando diversos setores da economia.
> As imagens exibidas na matéria foram fornecidas pela Assessoria de Imprensa da Engecal.