As equipes do Sesi Ceará garantiram um resultado histórico para o Brasil na Olimpíada Mundial de Robótica (World Robot Olympiad – WRO), realizada em Singapura entre os dias 23 e 29 de novembro. Na competição, os estudantes das equipes All Might e All Might Kids conquistaram medalha de bronze, colocando o país entre os destaques mundiais da robótica educacional.
O desempenho das equipes foi atribuído ao investimento contínuo em educação e inovação no Estado. Para o superintendente do Sesi Ceará e diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, o resultado simboliza a consolidação desse trabalho. “Ver nossos alunos competindo de igual para igual com estudantes do mundo inteiro e trazendo uma medalha inédita para o país demonstra a força da educação que estamos construindo aqui nas escolas do Sesi/Senai”, pontuou.

A gerente de Educação e Cultura do Sesi Ceará, Ana Paula Pinho, ressaltou que a participação dos alunos na competição só foi possível graças ao apoio institucional e às parcerias firmadas. Entre os apoiadores, ela destacou a ArcelorMittal, parceira das equipes e da robótica desenvolvida pelo Sesi Ceará.
Equipes
Um dos projetos que se destacou na competição foi o HABTRON, desenvolvido pela equipe All Might Kids. O trabalho consiste em um habitat espacial inflável e funcional, criado para a subcategoria Elementary. A proposta, reconhecida pelo nível de engenharia e inovação, garantiu lugar entre as 20 melhores do mundo.
A equipe All Might Kids é formada pelos estudantes Samuel Dutra e Miguel Mota, ambos do 6º ano, e Thales de Sousa, do 5º ano. Todos eles são da Escola Sesi Senai Parangaba. Já a equipe All Might, da subcategoria Senior, é composta por Ana Larissa Abreu, do Centro, e por Niord Pereira e João Antônio de Macedo, da unidade Parangaba, todos do Ensino Médio.

Premiação
Na etapa mundial da WRO, a premiação possui um formato diferenciado. As medalhas são concedidas a grupos de equipes. Na subcategoria Elementary (Future Innovators), por exemplo, quatro equipes receberam ouro, sete ficaram com prata e 19 conquistaram bronze. A equipe All Might Kids esteve inserida neste grupo.
As duas equipes cearenses chegaram à fase mundial após conquistarem o título de campeãs brasileiras na etapa nacional da WRO, disputada em agosto, em Santa Catarina. A classificação garantiu a participação no evento internacional, reunindo estudantes de diversos países.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

