
Aconteceu na cidade de Crato um evento que é parte de uma mobilização que já dura mais de 40 anos, exigindo a realização da obra na Encosta, uma intervenção urbana para a garantia de mais segurança, infraestrutura e qualidade de vida para os bairros Mutirão, Alto da Penha, Pantanal, Centro e Pimenta.
Durante o encontro, moradores e especialistas discutiram os impactos sociais e ambientais da ausência de políticas públicas na região, a importância da preservação do Riacho da Matinha, o direito à moradia digna e o protagonismo comunitário na definição do projeto da obra.
Estiveram presentes autoridades como o prefeito André Barreto, o deputado Pedro Lobo, vereadores e secretários municipais que escutaram as demandas da população e dialogaram diretamente com os moradores, sinalizando abertura institucional para avançar no debate.
O evento também contou com a apresentação do Grupo de Flautas da Ecos da Esperança, que trouxe música e emoção à luta por justiça territorial. Organizações e movimentos populares como a Associação Mensageiras da Paz, Rádio Cafundó, Coletivo de Mulheres do Mutirão, Instituto Filhos de Maria, Coletivo Camaradas, Coletivo Ensaio Aberto, FEC – Federação das Entidades Comunitárias, Ecos da Esperança do Cariri, Grupo de Valorização Negra do Cariri e Conselho da Capela do Pantanal também estiveram presentes.
Como encaminhamento, está sendo elaborado um documento coletivo com as principais propostas e reivindicações das comunidades, que será entregue ao Governador do Estado Elmano de Freitas