A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Rodada 30: a rodada dos extremos para o futebol cearense

Foto: JL Rosa e Thiago Gadelha / SVM

 

Contando com os jogos da 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, faltam somente oito jogos para ser encerrada a competição em 2022. O futebol está vivendo extremos, isso porque o Fortaleza fez uma campanha de ascensão e agora pode brigar até por uma vaga na fase preliminar da Libertadores.

Já o Ceará precisa vencer para se afastar da zona da degola. Mais do que isso, se ainda quiser sonhar com uma vaga na Sul-Americana em 2023 (algo ainda possível mas que fica distante com uma sequência negativa de resultados) precisa fazer o dever de casa e torcer para que os adversários tropecem.

O Ceará entra em campo nesta quarta-feira (5), contra o Goiás no Castelão. Meia hora mais tarde, o Fortaleza enfrenta o Athlético PR, na Arena da Baixada, em Curitiba. Para o Alvinegro, uma final, pois vencer significa respirar um pouco mais aliviado, empatar ou perder pode representar entrar na zona de rebaixamento e há poucas rodadas do fim se complicar na competição.

Para o Tricolor um empate seria um excelente resultado, diante de um adversário que está com a cabeça na final da Libertadores, mas que ainda assim costuma ser forte em casa e jogar para ganhar. Vitória é a confirmação da boa sequência do Fortaleza e a derrota não seria algo desesperador. São os extremos do futebol cearense em campo na 30ª rodada.

Ceará x Goiás

Foto: Fausto Filho/Cearasc.com

 

O Ceará vem para a partida contra o Goiás pressionado. O jogo contra o América MG no último sábado foi marcado por uma equipe que teve o apoio da torcida e soube ir para cima e agredir o adversário até tomar o primeiro gol em um erro recorrente de sua defesa, assim aconteceu contra o Coritiba na partida anterior.

O Goiás vem querendo se reabilitar. Após duas derrotas seguidas em Goiânia, espera se recuperar com uma boa sequência fora de casa. Já foram quatro vitórias como visitante até aqui na Série A. O objetivo nesta quarta é pelo menos não perder e se manter em cima, longe da zona. O Goiás vem sem desfalques.

Para a partida contra o Esmeraldino, o Ceará precisa ser efetivo e aproveitar as oportunidades criadas. Os erros que vem cometendo ao longo da temporada estão se tornando conhecidos dos adversários, que nem sempre precisam de muitos esforços para vencer o Ceará. No caso do América MG, foi fazer o gol e controlar o restante do jogo. Ainda conseguiu ampliar o placar e jogou com a torcida alvinegra a seu favor.

A torcida tem o direito de cobrar, não cabe à coluna discutir a forma como esta cobrança está acontecendo, mas é oportuno promover uma reflexão. Até que ponto a cobrança com a bola rolando, na delicada situação em que o Ceará se encontra, pode realmente ajudar ou prejudicar a equipe?

Com relação ao técnico Lucho Gonzalez, ele deve ser cobrado para que apresente resultados e para que saiba fazer a leitura correta do que está acontecendo em campo. Para quem chegou com sangue no olho, prometendo briga por Libertadores o resultado está muito aquém do esperado.

Há de se considerar que esta é a primeira experiência dele, de fato, como técnico, comandando uma equipe. Foi dito que era arriscado trazê-lo nessas circunstâncias, algo que está se confirmando, pelo menos por enquanto. Que o espírito de atleta que Lucho sempre teve em campo comande os jogadores, mas este espírito parece adormecido.

Foto: Felipe Santos / Cearasc.com

 

Mais do que uma boa exibição, o Ceará está precisando urgentemente de três pontos para se manter afastado da zona de rebaixamento e para chegar à sonhada marca de 45 pontos para ter a tranquilidade de que vai permanecer na Série A em 2023.

Athlético PR x Fortaleza

Foto: Kid Júnior / SVM

 

Há quem diga que foguete não tem marcha ré. E assim vem sendo a trajetória do Fortaleza desde a 19ª rodada da Série A, quando empatou em casa com o líder Palmeiras. De lá para cá, o Leão conseguiu emendar uma boa sequência de vitórias, houve tropeços, mas ao final chegou à 30ª rodada na 9ª colocação, praticamente livre do risco de rebaixamento.

Mais do que isso, a vaga na Sul-Americana em 2023 parece bem consolidada e a depender da sequência e de uma combinação de resultados não é impossível pensar que o Fortaleza possa beliscar uma vaga na fase preliminar da Libertadores em 2023.

Mas é preciso pé no chão para a sequência do Fortaleza. A preço de hoje, o Tricolor do Pici está muito mais perto da Sula, e nesta temporada é imperioso valorizar a campanha de recuperação que o time de Juan Pablo Vojvoda fez no segundo turno da Série A.

As contratações encaixaram e os resultados apareceram. Para a partida contra o Athlético PR, Lucas Lima viajou para encontrar a delegação e está à disposição de Vojvoda. Juninho Capixaba cumpre suspensão e fica de fora da partida. Mas a espinha dorsal das partidas contra Flamengo e Goiás permanece.

Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC

 

Com 37 pontos na Série A, o Fortaleza precisa de mais oito para chegar aos 45 e garantir, de fato, sua permanência em 2023. O que vier além disse é lucro, coroando uma grande temporada tricolor este ano.

Já o Furação de Luiz Felipe Scollari está com a cabeça voltada para a decisão da Libertadores no próximo dia 29, em Guayaquil, no Equador contra o Flamengo. Até lá serão mais seis rodada da Série A. Tempo para acertar o time e se manter entre os 10 da classificação geral. O Athlético PR não briga mais por título, mas certamente, independente do resultado da Libertadores deste ano, deve garantir vaga direta na fase de grupos da competição em 2023.

Para enfrentar o Leão, Felipão deve mandar a campo uma equipe forte e competitiva em casa, como é sua característica. Ele tem as baixas do zagueiro Pedro Henrique e do atacante Vitor Roque, suspensos. Matheus Felipe, que cumpriu suspensão, volta a ser opção.

Estatísticas e probabilidades

https://www.chancedegol.com.br/br22.htm

 

Segundo o site de estatísticas Chance de Gol (https://www.chancedegol.com.br/br22.htm), o Fortaleza praticamente eliminou as possibilidade de rebaixamento. O Leão tem mais de 98% de chance de permanecer na Série A.

A luta Tricolor é por Sul-Americana com mais 78% chance de chegar lá. O sonho por Libertadores não morreu, ainda há pouco mais de 2% de chances de chegar lá.

Já o Ceará precisa focar na permanência na Série A. Os resultados precisam aparecer, é verdade, mas as chances do Vozão de permanecer, segundo o site são superiores a 80%. Para ir à Sula em 2023, o Ceará tem pouco mais de 7%  de chance de chegar lá.

Mas não custa lembra, o mau futebol é inimigo das estatísticas.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir