PUBLICIDADE

Romaria de Finados impulsionou economia de Juazeiro do Norte

A romaria de Finados, que ocorreu entre os dias  29 de outubro e 2 de novembro de 2024, é considerada a maior da cidade de Juazeiro do Norte na Região do Cariri. O evento fez com que milhares de devotos e turistas fossem até o município e impulsionou a economia local e elevou a ocupação hoteleira da Região do Cariri a 90%. 

Conforme dados da Central de Informações e Cadastro da Basílica de Nossa Senhora das Dores, cerca de 26.509 romeiros se registraram, mas esse número não reflete a quantidade real de visitantes,  pois esse registro é voluntário.

Durante os dias de evento, mais de 2.313 pessoas foram atendidas nos pontos de saúde instalados especialmente para a romaria. O município também destinou alguns serviços como segurança, bem-estar e acolhimento para os romeiros.

Cerca de 1.000 camelôs regulamentados pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), venderam artigos religiosos, utensílios domésticos, roupas e artigos de artesanato em diversos locais da cidade. Com estes profissionais, o comércio local obteve bons resultados para a economia juazeirense.

Além dos impactos econômicos, a romaria contribuiu para a preservação ambiental e fez com que a renda dos catadores da cidade fosse impulsionada. De acordo com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU),  mais de 2 toneladas de material reciclado, como PET, papel e papelão, foram coletadas por 30 catadores registrados.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir