A Romaria de Nossa Senhora das Candeias, uma festa instituída pelo Padre Cícero Romão Batista em Juazeiro do Norte, reuniu vários fiéis e romeiros de todos os cantos do país. Mais uma vez, a cidade ficou repleta de devotos que participaram da tradicional “Procissão da Luz” que saiu do Largo do Socorro e foi até o patamar da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores no centro da cidade. A Romaria que teve seu início no último dia 29 de janeiro, culminou no dia dedicado à Nossa Senhora das Candeias, que é 2 de fevereiro.
Diversas personalidades estiveram presentes, entre elas, o Bispo Diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, OFM Cap. que destacou a importância da romaria para a fé dos romeiros. “Este ano a igreja, no mundo inteiro, nos convida ao Ano Santo da Esperança. E cada Romaria, com certeza, os Romeiros que aqui chegam nos diversos momentos do ano, eles chegam com muita esperança. Eles chegam trazendo no coração a fé, a esperança, a alegria e, sobretudo, a caridade para, quando retornarem à missão, à sua casa, à família, à sua paróquia, levarem desta terra toda a espiritualidade. A espiritualidade mariana, a espiritualidade Romeira, a espiritualidade de uma igreja missionária”. Disse.
O prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra (PODE), também marcou presença e falou da sensação de participar desta celebração religiosa que atrai diversas pessoas para a cidade; “viver este momento que a gente está vivendo agora, infelizmente com palavras, a gente não consegue descrever. É um momento de muita emoção, é um momento em que a gente vivencia uma Romaria que foi fundada, foi criada pelo Padre Cícero Romão Batista, e que a cada ano aumenta o número de participantes, de fiéis, de Romeiros e Romeiras que vêm dos quatro cantos do Brasil. Então é uma alegria enorme poder estar aqui e compartilhar deste momento de fé e devoção dessa gente maravilhosa que ajuda a desenvolver a cidade de Juazeira do Norte.
O Bispo da Diocese de Patos, (PB) Dom Heraldo Bispo da Silva, que celebrou a última Celebração Eucarística desta romaria conversou a respeito das peregrinações à Juazeiro do Norte e a ligação com o Jubileu da Esperança, instituído pelo Papa Francisco no último dia 25 de dezembro; “A Romaria é sempre um momento de proximidade, um momento de encontro e uma oportunidade, eu diria, única para que a gente possa testemunhar a luz de Cristo, testemunhar a luz de Cristo fazendo-nos também Romeiros de volta para casa, de volta para as comunidades como missionários desta luz que alumeia, como dizemos na Romaria”. Comentou.