Russas, no Vale do Jaguaribe, recebe de 25 a 27 de setembro o IV Encontro da Agricultura Familiar do Ceará, que visa mobilizar produtores rurais, técnicos, estudantes e pesquisadores, fortalecendo a agricultura familiar como base estratégica para o desenvolvimento sustentável da região.

A programação inclui palestras e debates sobre inovação no campo, agroecologia, crédito rural, comercialização, políticas públicas e manejo sustentável. Durante o evento, visitantes poderão adquirir produtos frescos e derivados da agricultura familiar de 20 expositores, além de conhecer artesanato local e participar de degustações.
O crescimento do agro no Vale
O Vale do Jaguaribe se destaca nas cadeias produtivas de leite, banana e camarão. A região é o maior polo leiteiro do Estado e principal exportadora de banana para a Europa. Em Russas, o agronegócio representa 24% do PIB local, e os três municípios mais importantes do Vale, Russas, Limoeiro do Norte e Morada Nova, têm um poder de consumo conjunto de R$ 5 bilhões.

Entre os destaques estão a pecuária (aves, bovinos e ovinocaprinos), lavouras temporárias e permanentes (fruticultura, grãos, hortaliças) e a produção de leite.
O IV Encontro da Agricultura Familiar é promovido pelo Instituto Future e pela Prefeitura de Russas, com patrocínio do Ministério da Agricultura e Pecuária, e projeta R$ 100 mil em negócios durante a feira.