A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Saiba como prevenir quedas no ambiente doméstico

Conforme o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, 40% dos idosos com 80 anos ou mais são vítimas de quedas anualmente. Em decorrência desses acidentes, cerca de um milhão desse público em todo o mundo tem o fêmur fraturado, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Desse quantitativo, 600 mil casos ocorrem aqui no Brasil.

Nesse sentido, com o intuito de conscientizar sobre o perigo das quedas, o dia 24 de junho foi designado como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas. Conforme a fisioterapeuta Caroline Saladini, que é especialista em gerontologia e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria de Gerontologia (SBGG), as pessoas idosas são mais suscetíveis a situações de risco no cotidiano.

Saiba como prevenir quedas no ambiente doméstico
Foto: Reprodução

De acordo com a profissional, os principais motivos de quedas são as condições de saúde do idoso, superfícies escorregadias, pouca luminosidade e empecilhos no caminho. Aliado a isso, é importante também prestar atenção no uso de meias, escadas sem apoio e subida em bancos.

Ceará

Segundo dados do Instituto Dr. José Frota (IJF), em 2023 foram realizados 16.671 atendimentos por queda até o fim de novembro. Do total, mais de 30% são de pacientes com mais de 60 anos.

No ano anterior, foram contabilizados 17.205 atendimentos no mesmo contexto. Conforme os profissionais, as principais causas são desmaio, desequilíbrio, tropeços e escorregões.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir