PUBLICIDADE

Saiba quais as motivações dos eleitores no 2º turno em Fortaleza

A pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (23/10), trouxe à tona as motivações que impulsionam os eleitores a optarem por Evandro Leitão (PT) ou André Fernandes (PL). A pesquisa revelou que 72% dos participantes escolheram seu candidato acreditando que ele é “o melhor para a cidade”. Por outro lado, 23% tomaram a decisão devido à rejeição ao outro candidato e 5% não souberam ou não responderam à pergunta.

O instituto questionou: “Você vai votar no seu candidato porque acredita ser o melhor para a cidade ou porque rejeita a outra opção?”, utilizando a modalidade de intenção de voto estimulada. Nessa modalidades, os nomes dos candidatos e seus respectivos partidos foram apresentados aos entrevistados.

Ao analisar as motivações específicas dos eleitores, 68% dos apoiadores de Evandro Leitão indicaram que sua escolha foi pelo candidato do PT por acreditarem que ele é o melhor para a cidade, enquanto 28% afirmaram que votaram nele devido à rejeição ao seu adversário, André Fernandes. Já 4% não souberam ou não responderam.

Por sua vez, entre os eleitores de André Fernandes, 78% afirmaram que escolheram o candidato do PL por considerá-lo “o melhor para a cidade”, enquanto 17% indicaram que a escolha foi motivada pela rejeição ao candidato opositor. Nesses casos, a margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Saiba qual as motivações dos eleitores no 2º turno em Fortaleza
Foto: Ismael Soares

Resultados da Pesquisa

  • Motivação Geral

É o melhor para a cidade: 72%

Rejeita o outro candidato: 23%

Não sabe/não respondeu: 5%

  • Motivação dos Eleitores de Evandro Leitão

É o melhor para a cidade: 68%

Rejeita o outro candidato: 28%

Não sabe/não respondeu: 4%

  • Motivação dos Eleitores de André Fernandes

É o melhor para a cidade: 78%

Rejeita o outro candidato: 17%

Não sabe/não respondeu: 5%

Metodologia

Encomendada pela TV Verdes Mares, a pesquisa entrevistou 900 eleitores de Fortaleza entre o dia 20 e 22 de outubro e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo CE-04417/2024. A margem de erro do estudo é de 3 pontos percentuais, com um índice de confiança de 95%.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir