Nesta segunda-feira (13), nos autos do Mandado de Segurança nº 0200471-56.2022.8.06.0054, a 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, por unanimidade, proclama julgamento pela validade da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Salitre para o Biênio 2023/2024 do presidente eleito Carlos Antônio de Souza.
O mandado de segurança foi impetrado pelos vereadores de situação, Maria de Fátima Silva de Souza (PROS), José Elder Batista Pereira (PT), Antônio Marciel dos Santos (PSB) e Francisco Aquino de Souza (PT), requerendo a anulação da eleição.
O juiz de primeiro Grau, Dr. Luiz Savio, julgou pela validade da eleição, insatisfeitos, os vereadores que votaram contra a chapa vencedora recorrem para segunda instância do Tribunal de Justiça do Ceará que também confirmou a validade da eleição.
A chapa eleita em setembro do ano passado, foi a seguinte: Presidente – Carlos Antônio de Souza, 1° Vice-Presidente – Antônio Silvio Pinto Lima, 2ª Vice-Presidente – Maria do Socorro de Alencar, 1ª Secretária – Eridiana Ribeiro da Silva, 2º Secretário – Francisco Paulo Pereira e Tesoureiro – Antônio Ednaldo de Morais.
Na eleição da Câmara, votaram a favor da chapa vitoriosa 07 (sete) vereadores: Carlos Antônio de Souza (PT), Antônio Silvio Pinto Lima (PT), Maria do Socorro de Alencar PT), Eridiana Ribeiro da Silva (PT), Francisco Paulo Pereira (PT), Antônio Ednaldo de Morais (PT) e Antônia Cláudia Alencar de Lavor (PT).
Votaram contra 04 (quatro) vereadores: Maria de Fátima Souza (PROS), Francisco Aquino de Souza (PT), José Elder Batista (PT) e Antônio Marciel dos Santos (PSB).
Com a decisão, o grupo político de oposição ao executivo liderado pelo Presidente da Câmara Carlinhos da Bulandeira e o ex-prefeito Rondilson se fortalecem ainda mais para a disputa nas eleições 2024.