PUBLICIDADE

Samu 192 Ceará faz capacitação em profissionais indígenas do Estado

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) do Ceará  iniciou nesta quarta-feira (28) uma capacitação voltada para 120 profissionais do Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará (Dsei), órgão ligado ao Ministério da Saúde. O treinamento, que se estende até sexta-feira (30), abrange aulas teóricas e práticas em primeiros socorros e Suporte Básico de Vida, e está sendo realizado na sede do Dsei, em Fortaleza.

Ao longo dos três dias de capacitação, três turmas de 40 participantes serão treinadas em técnicas essenciais para o atendimento de urgências, como manejo de trauma, desengasgo, salvamento de vítimas em parada cardiorrespiratória e controle de hemorragias. O curso é conduzido por Yuri Tavares, diretor do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu 192 Ceará, e pela enfermeira do Samu, Samyla Citó.

Yuri Tavares ressaltou a importância da intervenção rápida em situações de emergência, antes mesmo da chegada das equipes do Samu 192. “Iniciar as manobras de primeiros socorros imediatamente pode mudar o desfecho de uma vítima que necessita de salvamento urgente”, afirmou o diretor do NEU.

Esta é a primeira vez que o treinamento em Suporte Básico de Vida é oferecido aos profissionais que atendem às comunidades indígenas no Ceará. Mari Dutra, responsável técnica pelas atividades de imunização do Dsei Ceará e articuladora da capacitação, destacou a relevância do curso para os profissionais envolvidos. “Trazer esse treinamento do Samu 192 Ceará para o Dsei é um momento único, especialmente por ser a primeira vez que esses profissionais têm contato com o Suporte Básico de Vida”, declarou.

Michelle Ferreira, técnica de enfermagem indígena Tapeba do Polo Anacé Caucaia, foi uma das participantes do primeiro dia do curso. Ela enfatizou a importância do treinamento para as comunidades indígenas. “Esse curso é extremamente relevante, pois me permite levar esse conhecimento para as aldeias, especialmente para aquela em que atuo. Estar preparada para agir em caso de acidentes, junto com minha equipe, fortalece nosso trabalho dentro das comunidades”, afirmou.

 

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir