“Estar Nesse Mundo”. É o tema que a artista plástica Sandra Montenegro escolheu para a exposição a ser aberta, nesta quinta-feira (15.12), às 17 horas, no Museu de Arte da UFC (MAUC) em homenagem aos seus 50 anos de artes plásticas.
A mostra é dividida em dois momentos: o primeiro deles conta com uma linha do tempo, apresentando a história da artista e obras que representam marcos em sua trajetória, como “Busca a Deus”. Também está presente, a obra “Habitantes do Inconsciente”, que fez parte de exposição na Art Gallery do IBEU em 1994.
Já o segundo momento receberá trabalhos, inéditos em sua maioria, produzidos por Sandra, entre os anos de 2021 e 2022, inclusive apresentando obras dentro de uma linguagem mais contemporânea, como a técnica de pintura em tecidos.
É importante frisar que os dois espaços exibem uma instalação moderna e inovadora, idealizada pela artista visual e arquiteta Andréa Dall’Olio Hiluy, que assina a curadoria e a expografia da mostra. Enquanto que a comunicação visual e montagem ficaram sob a responsabilidade do artista Zakira Nobre.
A exposição “Estar Nesse mundo” contará ainda, com obras assinadas pela escultora Jacinta Cavalcante, que apresentará releituras de obras de Sandra Montenegro em forma de esculturas. Entre placas táteis e esculturas em três dimensões somam-se cinco peças.
Depoimentos
“Sandra se manifesta com a mesma desenvoltura, tanto na aquarela, com suas cores bem aplicadas e um desenho puro, leve, numa composição equilibrada, harmoniosa, que nos conduz a uma empatia com o trabalho na percepção estética em que se manifestam os seus temas-assuntos, dentro de uma figuração tranquila, que reconquista momentos de felicidade que a vida dá e toma”.
Estrigas
“A essência de Sandra está ostensivamente presente em todos os pontos de seus quadros. É uma arte depoimento, de uma alma com excelente caráter, é por isso que suas pinturas são tão agradáveis. A difícil técnica das tintas aquosas é dominada por Sandra com surpreendente facilidade, chegando a exorbitar até mesmo as regras de procedimento, em função do prazer de colorir”.
Descartes Gadelha
A Artista
O seu grande propósito é pintar para fazer o bem e usar as cores para iluminar a vida. A artista multifacetada começou a sua carreira ainda criança e, aos 13 anos, recebeu sua 1ª premiação, na edição do Salão dos Novos em 1972.
A obra “Busca a Deus” ficou em primeiro lugar na categoria pintura, e é a partir desse reconhecimento que a artista considera o início de sua trajetória artística.
Serviço:
*“Estar Nesse Mundo”
*Exposição que celebra os 50 anos de arte da artista Sandra Montenegro.
*Abertura: 15 de dezembro de 2022
*Horário: 17h às 20h30.
*Local: Museu de Arte da UFC (Mauc)
>Avenida da Universidade, 2854 – Benfica.
>Informações.: (85) 3366.4881.
*Visitação: A partir de 16 de dezembro de 2022 até o dia 27 de janeiro de 2023. De segunda a sexta feira – exceto feriados – das 8h às 12h e 13h às 17h.
*Gratuito e aberto ao público.
*Curadoria e Expografia: Andréa Dall’Olio Hiluy
*Comunicação Visual e Montagem: Zakira Nobre
*Relacionamento e Imprensa: Iratuã Freitas – (85) 9.9904.7094.
*Instagram para marcação: @sandramontenegroarts @museudeartedaufc @andreadallolio @studio4_design @jacintacavalcanteart @iranoinsta