
O ano de 2026 começou com novos nascimentos na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. No dia 1º de janeiro, sete bebês nasceram na Maternidade Sant’Ana, três por parto vaginal e quatro por cesariana. As crianças são de famílias de municípios da Região Norte do Ceará.
Referência em gestação de alto risco, a Maternidade Sant’Ana realiza, em média, mais de 250 partos por mês. A unidade atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e recebe gestantes de diversos municípios da região.
O primeiro nascimento do ano foi registrado à 1h23. Paulo Gabriel nasceu de parto vaginal. A mãe, Maria Gilvania Costa de Sousa, de 26 anos, é agricultora e mora em Irauçuba, a cerca de 80 quilômetros de Sobral. Ela iniciou o trabalho de parto no município de origem e foi transferida para a Santa Casa após não haver progressão da dilatação.
Às 2h22, nasceu Jade, também de parto vaginal. A mãe, Antonia Deuzelina Ribeiro, de 35 anos, agricultora e natural de Ipu, foi encaminhada à unidade por se tratar de uma gestação de alto risco. Esta é a oitava filha de Antônia e a segunda que nasce na Santa Casa.
O terceiro parto vaginal ocorreu às 4h54. Santiago nasceu com 36 semanas de gestação. A mãe, Juciele Alves Bezerra, de 31 anos, é natural de Pires Ferreira. Segundo informações do hospital, o bebê nasceu prematuro, mas apresentou boas condições de saúde.
Já às 9h23, nasceu José Marlesson, por cesariana. A mãe, Stefania Barbosa, de 20 anos, dona de casa, estava internada desde o dia 26 de dezembro para acompanhamento da gestação, considerada de alto risco em razão de pré-diabetes gestacional. O parto ocorreu com 37 semanas.


