PUBLICIDADE

Santa Quitéria: prefeito Braguinha tem o mandato cassado

Acusado de envolvimento com facção criminosa, José Braga Barroso (PSB), reeleito prefeito de Santa Quitéria em 2024, teve os recursos julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) nesta terça-feira (1º/07). Como desfecho do caso, Braguinha, como o gestor é conhecido no meio político, teve o mandato cassado por unanimidade, Além de Braguinha, o seu vice, Gardel Padeiro, também teve os recursos avaliados pela corte e foi alvo da mesma decisão.

De acordo com o relator do caso, o desembargador Luciano Nunes, foi constatado a compra de votos através de entorpecentes, pichações intimidatórias, além de ameaças a eleitores. Segundo o relator, as provas apresentadas pelo Ministério Público do Estado do Ceará são contundentes e fazem ser necessárias eleições suplementares no município.

Braguinha tem o mandato cassado; acompanhe o histórico do caso

Desde o dia 1º de janeiro de 2025, a Prefeitura de Santa Quitéria passou a ser administrada por Joel Barroso (PSB), presidente da Câmara Municipal. O vereador, que é filho de Braguinha, está à frente do município de forma interina desde as polêmicas que impediram que o prefeito eleito pudesse assumir o mandato.

Em maio deste ano, a Justiça cassou os diplomas do prefeito e de seu vice. Porém, como a decisão foi proferida em primeira instância, coube recurso por parte dos dois políticos dos diplomas de ambos. Além da cassação, prefeito e vice também foram declarados inelegíveis pelo período de oito anos.

O juiz eleitoral Magno Gomes de Oliveira, da 54ª Zona Eleitoral, também condenou os gestores pela prática de abuso de poder econômico e político. Na avaliação da Justiça, pelo que consta no documento da sentença, mesmo que Braguinha não tenha realizado as ameaças, intimidações ou expulsões de eleitores de bairros, distritos e comunidades, existe um agravante:

as provas colhidas indicam que o prefeito cassado se utilizou de integrantes da facção criminosa Comando Vermelho para “turbinar” a própria candidatura e “destruir qualquer chance de êxito” do adversário. 

Desenrolar do caso antes da cassação

No dia 1º de janeiro de 2025, o prefeito eleito de Santa Quitéria foi preso pela Polícia Federal. Entre os fatos mais polêmicos da possível relação de Braguinha com as facções, está a entrega de um carro de luxo a um traficante do Rio de Janeiro, chefe da organização criminosa em diversos municípios da Região Norte do Ceará.

Posteriormente, o gestor viu sua prisão preventiva ser convertida para domiciliar. A defesa conseguiu essa mudança após alegar as condições de saúde de Braguinha. Apesar disso, a Justiça manteve o afastamento de Braguinha do cargo de prefeito.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir