PUBLICIDADE

Santa Quitéria terá novas eleições após cassação de prefeito e vice

A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos mandatos de José Braga Barrozo (PSB) e do vice Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PP), prefeito e vice-prefeito de Santa Quitéria, respectivamente. Ambos são acusados de usarem a máquina pública e a influência econômica para manipular o resultado das eleições municipais de 2024.

Além de perderem os cargos, os dois políticos ficarão inelegíveis por oito anos. A decisão, que ainda cabe recurso, atende a um pedido do Ministério Público Eleitoral, protocolado no fim do ano passado, após denúncias de interferência do crime organizado no processo eleitoral.

Santa Quitéria terá novas eleições após cassação de prefeito e vice
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Conforme relatórios da Polícia Civil, moradores da cidade foram pressionados a não apoiar o principal adversário político da chapa. Houve ameaças, pichações, mensagens de áudio intimidadoras e até expulsão de eleitores às vésperas da votação. Em um dos trechos mais graves do processo, as investigações apontam que um carro de luxo foi entregue a um líder de facção criminosa na Rocinha, no Rio de Janeiro, como forma de agradecimento pelo suporte à candidatura de Braguinha.

A sentença também atinge outros nomes envolvidos no esquema. Entre os declarados inelegíveis estão Kylvia Maria de Lima Oliveira (PP), que disputou uma vaga na Câmara Municipal, e os servidores públicos Francisco Leandro Farias de Mesquita e Francisco Edneudo de Lima Ferreira.

De acordo com a decisão judicial, todos os envolvidos participaram, direta ou indiretamente, de ações que comprometeram a seriedade da eleição. Com o resultado, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) deverá organizar uma nova votação no município assim que a sentença transitar em julgado.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir