PUBLICIDADE

São Benedito: Secretário de Desenvolvimento Agrário celebra conquista na produção de batata-doce e fala sobre ações da pasta

Foto: Reprodução

A cidade de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, conquistou o primeiro lugar no ranking da produção nacional de batata-doce em 2024. Os dados do levantamento foram divulgados recentemente pela Produção Agrícola Municipal (PAM). Foram 107 mil toneladas do alimento produzido, registrando um crescimento de 10,3% em relação a 2023. 

O secretário de desenvolvimento agrário do município, Jonas do Inhuçu, em entrevista exclusiva para a Rede ANC, celebrou o reconhecimento e contou como o município vem desenvolvendo ações para o bom êxito na área agrícola; “graças às tecnologias que os nossos agricultores têm, através da inserção do nosso trabalho, da secretaria, do trabalho em parceria com outras instituições. É toda uma rede que faz esse destaque, não só a nível de Estado, mas como a nível nacional, por ter a maior produtividade em área, ou seja, em hectare, em toneladas de plantação”. Destacou. 

Agricultores sambeneditenses em conversa com o secretário municipal Foto: Reprodução

Em agosto, o município sediou o Simpósio Nacional sobre o tubérculo, de acordo com Jonas, o momento foi de grande aprendizado para os produtores regionais, “a gente trouxe pesquisadores da Embraport Lista de Brasília, veio outros especialistas de instituições, onde a gente uniu a pesquisa com o conhecimento, vamos dizer assim, empírico dos produtores aqui da nossa região, para que a gente possa alavancar mais ainda essa produtividade”. Frisou. 

Um dos sucessos da conquista para o município é o constante diálogo entre os pequenos produtores, o que vem fortalecendo a agricultura familiar, sobre isso, o secretário aponta ações vêm sendo desenvolvidas valorizando o trabalho dos cultivadores; “nossas ações incluem cultivo protegido, mecanização agrícola e kits de beneficiamento para associações, como a de mulheres, que receberão equipamentos para processamento de polpa de frutas”. 

Em agosto, São Benedito sediou o V Simpósio Brasileiro de Batata Doce, diversos representantes políticos estiveram presentes. Foto: Redes Sociais / Câmara Municipal de São Benedito

Um outro projeto que está sendo desenvolvido em união com outras prefeituras da Ibiapaba é a construção de um novo açude para a Região, o que garantirá um reforço para as plantações e o consumo, sobre isso, Jonas deu detalhes sobre a reunião em que esteve presente com outros gestores ibiapabanos, “estive na Secretaria de Recursos Hídricos, em reunião encabeçada pela senadora Augusta Brito. Hoje, a Serra da Ibiapaba é reconhecida nacionalmente como polo de agricultura irrigada. E o principal insumo é a água. As nossas águas correm para o Piauí. Por isso, estamos lutando pela construção do Açude Lontra, que garantirá não só produção, mas também abastecimento humano. Esse projeto é gigantesco. Atualmente, só temos o Açude Jaburu. O novo açude permitirá segurança hídrica, atraindo investimentos”. Disse. 

O titular da pasta também destacou a importância da parceria de outros municípios no empreendimento, “Graças à união dos prefeitos da Serra, conseguimos força política. Estiveram presentes na reunião, os prefeitos de Carnaubal, Ibiapina, o vice-prefeito Chiquinho esteve representando São Benedito e o prefeito de Tianguá também enviou seu representante. Aqui em São Benedito serão contemplados com os barramentos os rios Arabê e Tejoaba, e isso  será um divisor muito grande na produção, pois já temos solo e clima favoráveis. Só falta mesmo a segurança hídrica”. Completou. 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir