A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) emitiu nota à REDE ANC após familiares de detentos realizarem uma manifestação em frente a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), no dia 20 de setembro. Na oportunidade, os participantes cobraram melhorias para os internos das unidades prisionais do Estado.
Uma das reivindicações dos familiares dava conta da distribuição e qualidade das refeições servidas aos internos. Além disso, houve o pedido para que a pasta diminuísse o espaçamento entre as distribuições. Conforme as mulheres, identificadas como esposa dos detentos, a última refeição é servida às 17h.
Em resposta, a SAP afirmou que fornece 4 refeições diárias, e que as internas e os internos matriculados em sala de aula recebem uma refeição a mais. A respeito da qualidade dos alimentos disponibilizados, a Secretaria afirmou que todas as refeições são balanceadas e fiscalizadas pela equipe de nutrição da pasta.
Outros depoimentos das pessoas que fizeram parte do protesto abordaram o tratamento que é dedicado às visitas. As manifestantes relatam a falta de sensibilidade dos agentes e que o período de visita não consegue contemplar todos os públicos, visto que parte dos familiares precisam de um maior tempo de deslocamento até às unidades.
A assessoria da pasta explicou que o modelo de visitação passado, com tráfico de drogas, extorsão de familiares, estupro e desrespeito foi substituído por agendamento organizado, garantia da segurança de todas as pessoas envolvidas e respeito humano. “ Por fim, a SAP reafirma que permanecerá na luta contra o crime organizado e pelo fortalecimento do Estado e da sociedade mais segura e protegida”.
Ouça o áudio enviado por uma manifestante: