O prefeito da capital cearemse, Sarto Nogueira (PDT), enviou à Câmara Municipal (CMFor) um projeto de lei para a criação de 205 cargos de inspetor e 62 cargos de subinspetor na Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Segundo o prefeito, a medida permitirá a promoção dos servidores que cumpram os requisitos legais, incentivando o desenvolvimento profissional. A proposta está sendo analisada pelos vereadores em regime de urgência.
Ainda nesta semana, Sarto já havia anunciado um reforço para a GMF, incluindo a nomeação de novos agentes aprovados no concurso da Guarda. Nesta quinta-feira (27/06), 255 novos profissionais foram empossados, marcando a segunda turma a ser empossada neste ano. A última turma foi empossada em maio.
Com a incorporação desses novos agentes, Fortaleza deve contar com mil novos guardas municipais em operação até o fim do ano, tornando a GMF a terceira maior Guarda Municipal do país. Além do incremento no quantitativo de agentes, Sarto revelou a compra de 400 novas armas de fogo para os guardas municipais.
Outras medidas foram anunciadas pelo gestor. Entre elas, a inauguração da nova base do Grupo de Operações Especiais (GOE), a criação da Central de Operações Integradas da Beira-Mar (COI-BM), o estabelecimento de cinco Células de Proteção Comunitária, a instalação de quatro postos da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA), a formação do Grupo Especializado Maria da Penha (GEMP), a reativação da Inspetoria de Ciclopatrulhamento (Iciclo), aproximadamente 6 mil ações de capacitação e reciclagem para os servidores e a entrega da nova sede da Guarda Municipal ainda este ano.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.