A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Saúde pública lidera prioridades dos eleitores em 2024

A saúde pública é o tema mais abordado pelos eleitores cearenses nas eleições municipais deste ano, segundo uma pesquisa recente conduzida pelo Instituto Opnus. Em uma análise das prioridades, a geração de emprego e renda, segurança pública, educação e infraestrutura também se destacam.

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas pessoais e domiciliares com 1,7 mil pessoas com 16 anos ou mais em todo o Ceará. O levantamento revelou que 36% dos entrevistados escolheram a saúde como sua principal preocupação, fazendo com essa seja a questão mais lembrada.

Saúde pública lidera prioridades dos eleitores em 2024
Foto: Reinaldo Jorge

Em um segundo bloco de prioridades, a geração de emprego e renda obteve 19%, seguida pela segurança pública com 18% e educação com 16%. Esses três temas estão praticamente empatados em termos de prioridade para a população dos municípios cearenses.

Em relação à infraestrutura e pavimentação, 7% dos eleitores as citaram como prioridade, enquanto 4% optaram por não responder à pesquisa. A análise regional revelou diferenças significativas, com a saúde liderando consistentemente como a principal preocupação dos eleitores em todo o estado.

Em Fortaleza, saúde e segurança estão tecnicamente empatadas como prioridades com 35% e 33% do eleitorado, respectivamente. Já no interior, a saúde é ainda mais prioritária com 36%, seguida por emprego e renda, com 25%.

Na região metropolitana de Fortaleza, a saúde foi identificada como o tema mais importante para 39% dos eleitores, superando a média estadual. Segurança foi o tema apontado por 22%, seguido por emprego e renda, educação e infraestrutura e pavimentação.

Pesquisa

De acordo com o levantamento, 38% dos entrevistados desejam um novo gestor que pratique uma mudança total em seus municípios. Já 15% do público consultado prefere uma mudança parcial, mantendo algumas coisas do mesmo jeito.

Em contrapartida, 41% dos eleitores quer manter o trabalho feito pelos gestores atuais. Desta parcela, 28% optam por mudanças pontuais e outros 13% desejam a continuidade integral da atual administração.Parte superior do formulário

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir