Tendo em vista que o (a) candidato (a) comprometido (a) com o desenvolvimento de sua cidade precisa ser um (a) parceiro (a) dos pequenos negócios, o Sebrae-CE lançou na manhã desta segunda-feira (19.09), no Foyer do Hotel Praia Centro, em Fortaleza, o Guia do Candidato Parceiro do Pequeno Negócio.
O documento preparado pelo Sebrae com apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), tem como finalidade, apresentar aos candidatos propostas práticas que podem ser incorporadas nas campanhas e nos Planos de Governo. São ações que podem se apresentar como aliadas das micro e pequenas empresas em seus municípios.
O Guia conta com propostas distribuídas em 13 eixos, que são cruciais para o desenvolvimento das economias locais: Compras Governamentais, Cooperativismo e Crédito, Empreendedorismo Feminino e Diversidade, Empreendedorismo na Escola, Gestão Municipal, Inclusão Socioprodutiva, Inovação, Lideranças Locais, Marketing Territorial, Microempreendedor Individual (MEI), Sala do Empreendedor, Simplificação e Desburocratização e Sustentabilidade.
“Esperamos que os candidatos e candidatas se apropriem das informações contidas nesse documento e possam incorporá-las em seus Planos de Governo, tornando o Ceará uma referência nacional em ações públicas de apoio aos pequenos negócios”. É o que o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-CE, Cid Alves, diz em sua mensagem impressa no Guia do Candidato Parceiro de Pequeno Negócio.
Já o diretor-superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, lembra em suas palavras proferidas no Guia, que é nessário pensar o desenvolvimento local, que garanta um ambiente mais favorável para a criação e a consolidação de empresas e a geração de emprego e renda no próprio território. “O Sebrae/CE deseja que este documento possa ajudá-lo (a) a propor pautas efetivas ao desenvolvimento econômico e social do seu município, como um (a) candidato (a) parceiro (a) dos pequenos negócios”, externou Cartaxo em sua mensagem.
O lançamento contou com a presença do vice-presidente da Aprece, Joacy Alves que, na ocasião, reforçou para o nosso portal o que Cartaxo disse: “A cada real que sai do seu município para uma empresa de outra localidade, você leva um emprego consigo”. Joacy ainda complementou: “Se o gestor tiver essa consciência, ele vai fazer essa parceria com o Sebrae, ele vai investir nos produtores locais, vai incentivar a criação de MEIS para que possa, sim, contratá-los pela Prefeitura posteriormente”.
E a gerente Administrativa e de Planejamento do Instituto Rui Barbosa, Sandra Valéria Santos, descreveu, por sua vez, o Guia do Candidato Parceiro do Pequeno Negócio: “Ele é de uma relevância sem tamanho, porque a gente ver empreendedorismo, desenvolvimento local, incentivo à inclusão das mulheres e a diversidade dentro de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento de ações que são importantes para gerar renda”, pontuou a representante do IRB.
* Eleições 2024
Este ano, os eleitores brasileiros irão eleger, em 6 de outubro próximo, os prefeitos (as) e vereadores (as) que comandarão os rumos da política nos 5.570 municípios do país pelos próximos quatro anos. A busca por melhores condições de vida e trabalho para os seus moradores é uma das grandes batalhas dos inúmeros candidatos (as), mais do que conquistar votos e vencer o pleito eleitoral.
Mais de 428 mil candidatos disputam, neste ano, em todo o Brasil, os cargos de prefeito, vice-prefeitos e vereadores nas Eleições de 2024. No Ceará, mais de 12 mil pessoas pediram registro de candidatura à Justiça Eleitoral. Portanto, a intenção do Sebrae com este Guia que acaba de ser lançado é passar para este público, a importância dos pequenos negócios para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento dos municípios.
O lançamento do Guia organizado pelo Sebrae contou também, com as presenças dos candidatos a prefeito de Caucaia pelo PSD, Naumir Amorim, e à vereadora pelo Cidadania 23 em Fortaleza, Val do Turismo.
* Dados dos Pequenos Negócios
Os Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) respondem por aproximadamente 93% das empresas formalizadas no Estado do Ceará. Esses dados foram divulgados pela Receita Federal.
Já um levantamento do Sebrae feito a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revela que os pequenos negócios foram responsáveis pela geração de mais de 72% dos empregos formais do Ceará nos primeiros sete meses de 2024.
> Os créditos das fotos exibidas nesta matéria são de autoria de Eunilo Rocha / Sebrae-CE.