O Sebrae/CE e o Sertão LIDER lançaram na última semana a Agenda de Desenvolvimento Territorial do Sertão Central 2023 – 2033. A ação foi realizada na Praça da Juventude, em Quixeramobim, e também marcou o lançamento da Agência de Desenvolvimento Econômico do Sertão Central Cearense (ADESCC).
A iniciativa faz parte das ações do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, iniciativa do Sebrae que visa mobilizar e engajar de líderes locais, capacitando-os para atuarem de forma estratégica na promoção do desenvolvimento regional e para alinhar esforços e criar sinergias entre os setores público, privado e terceiro setor.
A Agenda LIDER contempla as ações, projetos e metas pactuados pelas lideranças locais com o intuito de estimular a conexão e a transformação regional com geração de riquezas e prosperidade para as pessoas e as organizações do Sertão Central no horizonte de uma década. Participaram da sua elaboração lideranças do poder público, iniciativa privada e terceiro setor dos municípios de Quixeramobim, Quixadá, Solonópole, Milhã, Senador Pompeu, Mombaça, Pedra Branca, Boa Viagem e Madalena.
Para chegar ao lançamento do programa no Sertão Central, foram realizados nove encontros entre o Sebrae e os líderes, sendo estabelecidas 32 metas para o desenvolvimento do território. Durante o processo, participaram 9 dos 14 municípios da região, constituindo um grupo de 42 líderes do primeiro, segundo e terceiro setor.
“Selecionamos de uma forma mais igualitária as lideranças que podem atuar ou já atuam no território e podem contribuir nesse processo. A gente tenta dosar vários aspectos, como a distribuição dentro dos municípios. São várias inteligências”, destaca Cleverson Souza, articulador do escritório regional do Sertão Central do Sebrae/CE.
Segundo o analista, a expectativa do Sebrae é realizar um grande Fórum de Desenvolvimento Econômico do Sertão Central no final de 2024, com o objetivo de apresentar a agenda e os resultados das ações para o restante da população.