Na última quinta-feira (22/09), o auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Universidade Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, sediou mais uma edição do Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência.
Durante sua fala no evento que contou com uma baixa quantidade de expectadores, a professora Cristina Nunes, demonstrou indignação ao ressaltar que a prefeitura local havia marcado um evento voltado para a saúde na mesma data. “Nem nos informou deste tal evento (a prefeitura) para poder não confrontar a data. É só enviar a gerente do centro de reabilitação para representar a secretaria da Saúde e todos os equipamentos públicos de saúde”, ressaltou Cristina. A secretária da Saúde Regina Célia não compareceu ao evento. Regina esteve, no mesmo dia, participando de outro evento, na Escola de Saúde da Família.
De acordo com Cristina, o esvaziamento do fórum foi proposital, para que a secretária Regina Célia não fosse sabatinada pelos participantes do fórum. Vale ressaltar que, durante o fórum, os participantes (em sua grande maioria deficientes) elaboram documentos com petições em prol de sua causa. “Existem inúmeras petições que ainda não foram atendidas pela secretaria da Saúde”, lembrou Cristina, que também é coordenadora do fórum.
Com o tema “Politica Pública de Saúde para PCD, Ações Afirmativas da Secretaria da Saúde de Sobral”, o evento contou com representantes de associações, e entidades ligadas ao deficiente e a sociedade civil.