PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde deve apresentar plano de emergência para garantir atendimento a pacientes do César Cals, diz MP

O hospital César Cals precisará passar por reparos na rede elétrica para que acidentes como esse não voltam a acontecer - (Foto: Reprodução))
O hospital César Cals precisará passar por reparos na rede elétrica para que acidentes como esse não voltam a acontecer – (Foto: Reprodução)

O Ministério Público do Ceará recomendou que a Secretaria da Saúde do Estado apresente medidas emergenciais e corretivas para assegurar a continuidade da assistência aos pacientes do Hospital César Cals. A unidade foi atingida por um incêndio na parte externa nesta quinta-feira (13/11).

O órgão ministerial orienta que a pasta apresente neste planejamento os serviços essenciais que serão executados para reparar os danos ocasionados pelo incêndio. O Ministério Público também solicitou à Justiça Federal que a União, o Estado do Ceará e o município expandam a rede pública neonatal localizada em Fortaleza.

Uma alternativa recomendada pelo órgão fiscalizador é que haja a abertura da maternidade recém-construída no Hospital da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O objetivo é desafogar as demais unidades terciárias da capital, localizadas no HGF e na Maternidade Escola Assis Chateaubriand.

Incêndio no César Cals – relembre

Pelas redes sociais, Chagas Vieira, secretário-chefe da Casa Civil, tranquilizou a população sobre o incêndio que atingiu o hospital César Cals na manhã desta quinta-feira (13/11). Chagas afirmou que as chamas partiram de uma subestação de energia, na parte externa, mas que já foram controladas.

Imagens que circularam pelas redes sociais mostraram um incêndio de proporções consideráveis no Hospital César Cals. As imagens foram registradas por profissionais do próprio equipamento e por pessoas que eram atendidas na unidade de saúde.

Os bebês foram retirados do hospital em incubadoras. As crianças teriam sido alocadas em lojas de um shopping próximo à unidade até a chegada das ambulâncias.

Histórico

O Hospital César Cals possui a estrutura mais antiga do Sistema de Saúde do Ceará. Essa não é a primeira vez em que o equipamento passa por esse tipo de situação. Em agosto de 1959, um incêndio, provocado por uma explosão num depósito de éter, se espalhou pelo prédio onde funcionava a instituição.

Apesar de um triste desfecho, a situação rendeu homenagens a João Nogueira. Na época, o jovem de 17 anos sacrificou a própria vida para enfrentar as chamas e ajudar a retirar pacientes instalados na unidade.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir