PUBLICIDADE

Secretarias de Cultura de Fortaleza e do Ceará divulgam programação das festividades de Iemanjá

As Secretarias de Cultura do Ceará e de Fortaleza realizam entre os dias 10 e 17 de agosto, uma extensa programação em celebração a Iemanjá, com atividades culturais, oficinas, cortejos, giras e apresentações artísticas distribuídas por diversos territórios litorâneos da cidade, com acesso livre. As atividades começam neste domingo, às 9h, com uma aula de yoga na Praia do Poço da Draga.
A Festa de Iemanjá é celebrada em Fortaleza desde a década de 1950. É registrada como Patrimônio Imaterial da cidade e incluída no Livro de Celebrações do município. No Ceará, integra o calendário oficial dos festejos tradicionais do Estado desde a sanção da Lei nº 17.104/2019, que reconhece a importância de apoiar e preservar as celebrações espontâneas promovidas pelos movimentos sociais.
Em 2025 as celebrações acontecem em cinco pontos da orla de Fortaleza: Barra do Ceará, Poço da Draga, Praia de Iracema, Praia do Mucuripe e Praia do Futuro e em outros municípios cearenses. Além das tradicionais manifestações e entregas de oferendas na praia, equipamentos culturais públicos integram a programação celebrativa com apresentações artísticas.
Na terça-feira , a partir das 18h30min, no Poço da Draga, acontecem duas oficinas: “Turbante, a coroa ancestral”, às 18h, e “Adereço e Indumentária de Exu”, às 18h30. Na quinta-feira (14), o destaque é o Expresso Dragão, edição especial Festa de Iemanjá, com saída às 16h da estátua de Chico da Matilde (Centro Dragão do Mar). A partir das 18h, na Av. Historiador Raimundo Girão com a Av. Rui Barbosa, acontecem oficinas de percussão, apresentações culturais, cantos para os Orixás e gira em homenagem a Iemanjá, com o Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oyá. Simultaneamente, das 18h às 23h, a Praia da Barra do Ceará, no Marco Zero, também sedia gira, oferendas e apresentações artísticas.

O Theatro José de Alencar também mergulha nos festejos com apresentações artísticas que celebram a força do feminino e da cultura popular. No dia 14 de agosto, às 17h, a tradicional Calçada do Theatro recebe o Coco das Goiabeiras Rainha do Mar, em parceria com o Sesc Ceará. Logo após, às 19h, no Pátio Nobre, a cantora Ercília Lima apresenta o show “Filha do Mar”, uma homenagem musical à rainha das águas. Ambas as apresentações são gratuitas, com classificação livre e acessibilidade em Libras.Para a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, o fomento à Festa pela gestão é mais uma iniciativa de reconhecimento e valorização das manifestações populares, preservação da memória e também expressão da diversidade cultural de Fortaleza. “Mais do que uma festa religiosa, essa é, sobretudo, uma manifestação cultural que, durante décadas, foi perseguida e marginalizada, por isso, o fomento e a promoção dos festejos pelo poder público têm importância muito simbólica no combate à intolerância religiosa, muitas vezes também associada ao preconceito racial”, declara a gestora.

Já a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, destacou o papel fundamental do Estado na promoção da Festa como forma de afirmação das identidades afro-brasileiras e de reparação histórica com os povos de terreiro. “Apoiar a Festa de Iemanjá é reconhecer a força das tradições afro-cearenses e reafirmar o compromisso do Estado com uma política cultural antirracista, plural e inclusiva”, destacou.

A programação completa das festividades pode ser conferida aqui
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir