
Para barrar a expulsão de famílias de suas residências por parte de organizações criminosas, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará tem fortalecido as ações direcionadas para garantir o direito de liberdade da população local. Em um balanço feito nesta quinta-feira (07/11), o secretário Roberto Sá informou que já foram capturados 41 suspeitos de envolvimento nessas ações c4riminosas.
Ver essa foto no Instagram
Esse número foi atingido através de um reforço contínuo no enfrentamento às facções, sobretudo após episódios em que famílias cearenses tiveram de fazer esse deslocamento indesejado. A maioria das prisões ocorreu em operações coordenadas entre as polícias Civil e Militar, com apoio de inteligência especializada. Além dos detidos, foram cumpridos vários mandados de busca e apreensão.
De acordo com Roberto Sá, várias investigações estão em curso para identificar líderes que organizam esses movimentos e que estão por trás dessas expulsões.
“As prisões de membros ligados às facções atingiram 87% do que no balanço anterior. Tudo isso se deve a mais unidades da Polícia Militar no interior, o que tem contribuído para a redução de homicídios e crimes contra patrimônio. Em relação ao combate aos deslocamentos forçados, 23 pessoas presas já respondiam por algum crime. As investigações indicam que quem não foi preso, mas que está por trás desse tipo de conduta, será preso também”, destacou.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181,que é o Disque-Denúncia, ou para o WhatsApp (85) 3101-0181. Neste contato, os denunciantes poderão fornecer materiais em texto, áudio, vídeo ou fotografia.


