O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, participou de um ato na beira-mar de Fortaleza em defesa da Palestina. A manifestação, realizada neste domingo (05/11), foi registrada em todo o Brasil e em outras partes do mundo.
O ex-senador cearense, hoje ligado ao governo Lula através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, definiu o momento como um ato de resistência e solidariedade na busca pela defesa dos direitos humanos. “É um dia nacional e internacional contra essa barbárie que está acontecendo agora financiada pelos americanos. Os Estados Unidos estão financiando outro Estado para massacrar o povo palestino. Aquele povo está sofrendo há 77 anos, desde que as Nações Unidas criaram o Estado de Israel. Isso é uma invasão. Os palestinos não tiveram direito de constituir o seu Estado”, defendeu.
De acordo com a atualização mais recente, a guerra entre Israel e o Hamas deixou 11.352 mortos confirmados. Foram 9.922 vítimas palestinas e 1.430 israelenses. Os dados foram compilados pela agência de notícias Al Jazeera. Para o secretário do governo Lula e ex-senador cearense, o ato também representa a tentativa de conscientização popular.
“É imperativo que continuemos a conscientizar sobre o sofrimento do povo palestino e a condenar veementemente a perda de vidas civis, incluindo crianças, em decorrência desse conflito. Somos pessoas que estamos constantemente ligados com a causa do povo Não estaríamos aqui se não tivesse uma causa justa”, enfatizou Inácio Arruda.
Além dos mortos na guerra, o saldo do conflito que teve início no dia 7 de outubro já registra 33.700 feridos. Destes, 5.600 são de Israel e 28.100 da Palestina. Confira:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)