A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Secult aprova projeto de vans culturais para municípios do interior

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) obteve a aprovação do Ministério da Cultura (MinC) para a implementação de um projeto destinado aos municípios cearenses com população inferior a 20 mil habitantes. O “Territórios da Cultura” é uma iniciativa que tem como objetivo levar programação cultural itinerante por meio de vans adaptadas.

As vans do programa têm a capacidade de se transformarem em equipamentos culturais, como bibliotecas, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua e palco para apresentações diversas, entre outras possibilidades de uso cultural. Possibilitando um maior acesso a produções culturais a municípios com baixa quantidade populacional.

O programa Territórios da Cultura” contará com duas rotas, sendo a primeira focada na região do “Sertão de Canindé, Sertão Central e Maciço de Baturité”, percorrendo mensalmente os municípios de Madalena, Choró, Itapiúna, Capistrano, Aratuba, Mulungu, Guaramiranga, Pacoti e Palmácia. Enquanto a segunda rota será destinada ao Sertão de Crateús e Sertão de Sobral, cobrindo os municípios de Monsenhor Tabosa, Catunda, Hidrolândia, Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba, Graça, Pacujá, Mucambo e Cariré.

Viana Júnior, chefe de gabinete da Secult Ceará, afirma que as rotas criadas e aprovadas pela secretaria possibilitam o intercâmbio cultural entre os municípios que serão contemplados. “Por se tratar de veículos móveis, há a possibilidade de circulação em diferentes bairros e comunidades dessas localidades, ampliando o acesso dos cearenses a atividades de formação, fruição e produção cultural. Além disso, o projeto se conecta com outras políticas da Secretaria, como pontos de cultura, mestres e mestras da Cultura, escolas livres e territórios quilombolas, indígenas e assentamentos.”, disse Junior.

Com esta iniciativa, cada município será atendido pelo menos uma vez por mês, garantindo o acesso à cultura em áreas urbanas e rurais, inclusive para famílias de baixa renda.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir