
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) já superou 600 inspeções na segunda fase da Operação Capital Limpa e Ordenada, iniciada em 1º de novembro. A nova poligonal da operação contempla os bairros Benfica, Fátima, Parquelândia, Parque Araxá, Farias Brito e José Bonifácio, concentrando esforços no combate ao descarte irregular de resíduos sólidos, à ocupação desordenada de áreas públicas e às irregularidades em estabelecimentos comerciais e de serviços.
A operação tem como objetivo identificar e autuar empresas que não realizam a gestão correta dos resíduos gerados, obras e reformas sem plano de destinação de entulhos, além de terrenos baldios sem manutenção, que favorecem o acúmulo de lixo. Durante as inspeções, são verificadas também infrações como obstrução de vias públicas, ausência de licenciamento, publicidade irregular, poluição sonora e irregularidades sanitárias.
As atividades ocorrem nos turnos da manhã, tarde e noite, com atuação integrada das equipes de controle urbano, meio ambiente, vigilância sanitária e defesa do consumidor. O trabalho inclui ainda o reforço do videomonitoramento em tempo real e a identificação da origem dos resíduos por meio do DNA do Lixo, ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), que analisa canteiros centrais e pontos de lixo para localizar e autuar estabelecimentos que descartam resíduos de forma inadequada.

Balanço
De 1º de novembro até esta sexta-feira (14/11), as ações da segunda fase da Capital Limpa e Ordenada já resultaram na lavratura de 469 documentos fiscais, sendo 266 notificações e 203 autos de infração.
“Avaliamos os resultados da primeira etapa dessa operação, que foram muito positivos, e seguimos aprimorando nossas estratégias para tornar a atuação das equipes ainda mais eficiente”, destaca o superintendente da Agefis, Guilherme Magalhães.
“É um trabalho contínuo e integrado, que busca garantir uma cidade mais limpa, ordenada e bem cuidada”, acrescenta.
Na primeira fase, realizada entre os dias 1º de setembro e 15 de outubro, foram realizadas 3.645 ações de fiscalização, resultando no registro de 2.004 irregularidades. Na ocasião, foram lavrados pelos agentes 1.145 notificações e 1.084 autos de infração.
A segunda fase da operação segue até o dia 5 de dezembro com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA).
Denúncias
A população pode acionar a fiscalização por meio da Central 156 e do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS).


