Nesta segunda-feira (2), ocorreu o lançamento da segunda fase do Programa VaiVem, no qual irá conceder passagens gratuitas em transportes públicos para pessoas desempregadas. O Governo do Estado afirma que o benefício poderá ser utilizado para pessoas da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e irá beneficiar 47 mil pessoas.
Elmano de Freitas, governador do Ceará, comenta que essa segunda do programa é voltada pessoas beneficiadas peloBolsa Família que perderam o emprego entre janeiro de 2023 até agora. “Nós queremos fazer com que as pessoas, efetivamente, consigam um emprego”, salienta o gestor estadual.
Presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), João Gabriel Rocha, explica que, no total, o beneficiários terão acesso a dez passagens por mês, sendo cinco de ida e cinco de volta. “A pessoa desempregrada costuma ter uma situação orçamentária muito restrita e, às vezes, precisa pedir dinheiro emprestrado para pagar a passagem para ir até uma entrevista de emprego. Nesse caso, ela vai ter o cartão e vai poder usar de graça”, comenta.
Os municípios contemplados pelo VaiVem são Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, São Luiz do Curu, Trairi, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Eusébio, Aquiraz, Pindoretama e Cascavel.
Os pontos de cadastro dos beneficiários do VaiVem são as unidades do IDT na Região Metropolitana, no Pecém; Eusébio; Horizonte; Maracanaú; os quatro postos conveniados entre o IDT e as Prefeituras de Itaitinga, Pacatuba, Maranguape e São Gonçalo do Amarante e a Casa do Cidadão de Maracanaú,
Por sua vez, a vice-governadora do Estado, Jade Romero, revela que 58% das pessoas beneficiadas serão mulheres, uma vez que elas são maioria nas taxas de desemprego.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC