Com a definição concluída em 182 municípios já no primeiro turno, Fortaleza e Caucaia são as únicas cidades do Ceará que voltam às urnas em 27 de outubro, e com elas, os programas eleitorais no rádio e na TV. Durante audiência pública realizada na manhã de hoje na sede do TRE-CE, foram distribuídos os horários eleitorais dos candidatos que avançaram para o segundo turno no estado, que volta já nesta sexta-feira (11).
Na capital, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), terão tempos iguais, como determina a legislação eleitoral. Dessa forma, serão 5 min para cada candidato, totalizando 10 min ao todo, nos horários já definidos durante o primeiro turno, que serão mantidos. No rádio, os programas serão veiculados das 7h às 7h10, e das 12h às 12h10. Já na TV permanece a entrada das 13h00 às 13h10, e das 20h30 às 20h40.
A distribuição é importante pelo alcance de potenciais eleitores durante a programação dos veículos de comunicação, pois leva em consideração os horários mais importantes da grade – principalmente quanto às inserções – que são aquelas pílulas ao longo dos intervalos comerciais e que duram 30 ou 60 segundos, e vão ao ar de segunda a domingo. Ao todo, serão 375 inserções, que totalizam 25 minutos para cada candidato.
Com isso, o candidato André Fernandes (PL), abre a programação eleitoral na sexta por ter sido o melhor colocado no primeiro turno da eleição municipal, e passa a alternar a partir de então com o candidato Evandro Leitão (PT) durante o tempo dedicado à campanha. Domingo continua sendo o único dia sem horário eleitoral.
Direitos de resposta
Durante a entrevista coletiva na sede do TRE-CE, a Coordenadora de propaganda eleitoral de Fortaleza, Dra. Lia Sammia, considera o segundo turno mais tranquilo por se tratar de menos candidatos, e quando questionada sobre os direitos de resposta ou prejuízos eleitorais com relação à disputa ainda no primeiro turno, Lia disse que tudo permaneceu como esperado se comparado a eleição municipal de 2020.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC