PUBLICIDADE

Segurança para as eleições no Ceará é reforçada com 1.600 militares do Exército

A segurança nas eleições de 2024 no Ceará contará com o reforço de 1.600 militares do Exército, que já começaram a ser deslocados para as regiões de destino. A informação foi revelada nesta quinta-feira (03/10) pelo comandante da 10ª Região Militar, General Pinto Sampaio, durante reunião na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

O reforço militar será distribuído em 26 municípios cearenses, com o objetivo de garantir a tranquilidade no primeiro turno das eleições. Além disso, o Ceará também receberá apoio de tropas provenientes de estados vizinhos, como Rio Grande do Norte e Pernambuco. Segundo Sampaio, o efetivo local não seria suficiente para atender à demanda crescente de cidades que solicitaram reforço.

Segurança para as eleições no Ceará é reforçada com 1.600 militares do Exército
Foto: Taynara Ramos/ANC

O número de municípios cearenses que requisitaram a presença de forças federais aumentou em relação às eleições anteriores. Em 2020, apenas 11 cidades contaram com o reforço do Exército. No entanto, o general acredita que esse aumento se deve às condições do momento. “Ela depende realmente do momento, mas não é um aumento expressivo. Essa condicionante é feita pela Justiça Eleitoral e o Exército está com seus efetivos disponíveis para atender”, disse.

Além das tropas do Exército, outras entidades estão contribuindo com a segurança das eleições. Recentemente, mais de 1.200 policiais militares foram mobilizados para o interior do estado. A Polícia Federal (PF), com cerca de 300 agentes, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que disponibilizará um helicóptero, e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também farão parte do esquema de segurança.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir