A segurança nas eleições de 2024 no Ceará contará com o reforço de 1.600 militares do Exército, que já começaram a ser deslocados para as regiões de destino. A informação foi revelada nesta quinta-feira (03/10) pelo comandante da 10ª Região Militar, General Pinto Sampaio, durante reunião na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
O reforço militar será distribuído em 26 municípios cearenses, com o objetivo de garantir a tranquilidade no primeiro turno das eleições. Além disso, o Ceará também receberá apoio de tropas provenientes de estados vizinhos, como Rio Grande do Norte e Pernambuco. Segundo Sampaio, o efetivo local não seria suficiente para atender à demanda crescente de cidades que solicitaram reforço.
O número de municípios cearenses que requisitaram a presença de forças federais aumentou em relação às eleições anteriores. Em 2020, apenas 11 cidades contaram com o reforço do Exército. No entanto, o general acredita que esse aumento se deve às condições do momento. “Ela depende realmente do momento, mas não é um aumento expressivo. Essa condicionante é feita pela Justiça Eleitoral e o Exército está com seus efetivos disponíveis para atender”, disse.
Além das tropas do Exército, outras entidades estão contribuindo com a segurança das eleições. Recentemente, mais de 1.200 policiais militares foram mobilizados para o interior do estado. A Polícia Federal (PF), com cerca de 300 agentes, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que disponibilizará um helicóptero, e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também farão parte do esquema de segurança.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.